Seminário discute diversidade sexual na escola

GoogleGoogle

No próximo dia 28 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió, através do Núcleo de Diversidade Sexual (Nudise), recém criado pela Semed, realiza o I Seminário Municipal Escola sem Homofobia, um fórum para discutir com educadores sobre as políticas públicas de inclusão e, ao mesmo tempo, debater o tema diversidade na rede municipal de ensino.

Nesse dia, segundo a organização do evento, alguns aspectos de inclusão vão entra na pauta de discussão. No entanto, para o secretário adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, o seminário vai avançar ainda mais nessa questão. “É uma oportunidade para fazer uma reflexão a respeito da prática da homofobia no contexto escolar”, destacou o secretário adjunto.

A coordenadora do Nudise, a socióloga Ana Claudia Laurendo, explicou que esse encontro tem dois objetivos específicos. “O primeiro, é sensibilizar os educadores, para tirar da invisibilidade e do silêncio a questão da diversidade, no ambiente da Educação municipal; num segundo momento, possibilitar aos alunos da rede formação numa perspectiva da diversidade, com a intenção de reduzir o impacto do “bullying” e a homofobia, a lesbofobia e a transfobia”, explicou a coordenadora.

Programação

A primeira mesa do dia vai trabalhar as novas práticas pedagógicas no enfrentamento da homofobia nas escolas públicas. Essa mesa contará com as presenças das professoras mestres Ana Pereira e Maria Alcina, e será mediada pelo ativista LGBT Nildo Correia, do GGAL. Em seguida, o secretário Pedro Montenegro, da Semdisc, comandará o painel Legislação de combate a Homofobia, ou a aplicação da Lei 4667/93.

A conselheira do Conselho Estadual Educação, Bárbara Heliodora, abordará sobre a resolução do Conselho que diz respeito da inclusão do nome social das travestis nos documentos escolar. Após a explanação da conselheira, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Edna Lopes, falará sobre a tramitação do mesmo processo na rede municipal.

O último painel do seminário será apresentado pelo diretor de Educação da SEE, Neilton Nunes, que falará sobre as políticas públicas para a diversidade sexual na Educação. O tema será abordado também pelo secretário adjunto da Semed, Marcelo Nascimento.

O I Seminário Municipal Escola sem Homofobia está programado para acontecer no auditório da Casa da Insdústria, no bairro do Farol.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos