Concerto aos Domingos será no IHGAL

O primeiro domingo de cada mês está marcado na agenda de quem aprecia a música erudita em Alagoas. Desde 2001, o projeto Concerto aos Domingos, uma realização do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) e que tem o patrocínio exclusivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), traz jovens artistas, já reconhecidos nacional e internacionalmente.

Nesta edição do mês de junho, no próximo dia 6, a apresentação do Concerto fica por conta do pianista José Andrade de Melo Júnior e do trompista Radegundis Tavares. No repertório, O Vôo do Besouro, de Nicolai Rimsky-korsakov; Adagio und Allegro, de Robert Schumann; Concertino para trompa (coco, seresta e frevo), de José Usircino da Silva, o maestro Duda; entre outras composições e arranjos.

O primeiro contato de José Andrade com a música foi aos noves anos, quando o pianista iniciou seus estudos, sob a orientação do professor Luiz de França. Aos 13, tomou gosto pelo piano com a professora Kátia Suzette. Formou-se barachel em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde então, tem desenvolvido intensa atividade como camerista. Participou do VI Encuentro Internacional de Orquestas Juveniles, em Buenos Aires, e atualmente é professor do Departamento de Música de UFPB.

Dividindo a apresentação, interpretando transcrições de peças virtuosas, o trompista Radegundis Tavares. Ele também começou cedo, aos 12 anos. Foi um dos fundadores do naipe de metais da Orquestra Infanto-juvenil da Universidade Federal da Paraíba, onde se consagrou bacharel em música. Aos 15, ganhou menção honrosa no sexto prêmio Weril e no auge dos seus 19 anos, é professor efetivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Lá, desenvolve intensa atividade didática e coordena grupos de metais e de trompas. Em 2009, gravou e lançou com o pianista José Henrique Martins o seu primeiro CD, intitulado Universal.

O Concerto aos Domingos acontece no salão nobre do IHGAL, a partir das 10h. A entrada, como sempre, é gratuita e a programação imperdível. Mais informações pelo telefone (82) 8836-0048.

Fonte: Secult

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos