Censo de saúde bucal tem início em Maceió

DivulgaçãoDivulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), começa esta semana a pesquisa de Saúde Bucal Brasil 2010 (SBBrasil). A pesquisa tem como objetivo conhecer as condições da saúde bucal da população brasileira. Maceió, juntamente com Viçosa, está entre dos municípios escolhidos pelo Ministério para o trabalho.

A pesquisa funciona semelhantemente ao censo realizado pelo IBGE, que também é parceiro e cedeu o Personal Digital Assistant (PDA), um formulário eletrônico através do qual os dados serão registrados. Além disso, todos os examinadores serão cirurgiões-dentistas da Estratégia de Saúde da Família. Os seus auxiliares serão profissionais em saúde bucal. Todos serão identificados com colete, boné, crachá, bolsa e o aparelho PDA.

Durante a visita, serão realizados exames bucais e aplicados questionários para avaliar a prevalência e a gravidade dos principais agravos bucais, entre eles a cárie dentária, fluorose dentariam edentulismo, condição socioeconômica, utilização de serviços odontológicos e autopercepção de saúde bucal. Ao final da pesquisa, será possível obter a realidade das condições de saúde bucal dos maceioenses.

Na cidade, foram sorteados os seguintes pontos estratégicos: Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara, Mangabeiras, Poço, Riacho Doce, Barro Duro, Tabuleiro, Farol, Jacintinho, Santos Dumont, Cidade Universitária, Fernão Velho, Benedito Bentes, Ponta Grossa, Feitosa e Ouro Preto.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos