Felipe Massa faz o 5º tempo em treino liderado por Nico Rosberg

EFEEFE

Ele andava meio sumido, mas o “Rei das sextas” voltou. Sob um dia de sol forte e tempo bom em Valência, Nico Rosberg, da Mercedes, venceu seu duelo particular com Michael Schumacher e a disputa com as McLarens para ser o melhor do primeiro treino livre para o GP da Europa de Fórmula 1. O piloto alemão marcou 1m41s175, e ficou à frente de Lewis Hamilton e Jenson Button, que vieram logo atrás.

O polonês Robert Kubica, da Renault, foi o quarto colocado, superando o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, que marcou 1m42s182. A dupla da RBR veio logo atrás, com Sebastian Vettel em sexto, e Mark Webber em sétimo. Schumacher foi apenas o oitavo, enquanto Fernando Alonso marcou o nono tempo. Rubens Barrichello fez a décima melhor volta (1m42s183).

Entre os outros brasileiros, Bruno Senna, da HRT, foi o melhor, na 21ª colocação. Ele, que perdeu seu espelho retrovisor esquerdo no início do treino, ficou à frente de Christian Klien, que substituiu seu companheiro Karun Chandhok nesta sexta. Di Grassi, da VRT, foi o mais lento desta manhã, em 24º, com 1m47s356.

O treino começou movimentado, com a maioria dos carros na pista. Heikki Kovalainen, que enfrentou uma verdadeira jornada durante a madrugada para chegar ao treino, foi o primeiro a testar o circuito de Valência. Embora a McLaren raramente vá à pista nos primeiros minutos do treino livre, a equipe inglesa resolveu alterar seus padrões para Valência. Vice-líder do campeonato, Jenson Button foi para o circuito cedo e logo er o mais rápido.

Antes dos dez minutos de treino, já eram mais de dez pilotos na pista, entre eles Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Entre os brasileiros, Lucas di Grassi, da VRT, e Rubens Barrichello, da Williams, foram os primeiros.

Bruno Senna foi o responsável pela primeira interrupção desta sexta. O piloto brasileiro forçava seu carro ao limite quando perdeu seu retrovisor esquerdo, que foi esmagado por Sebastien Buemi, da STR, provocando a primeira bandeira vermelha. Logo, porém, o treino foi liberado, e os pilotos voltaram.

Com a pista escorregadia e com muita poeira e borracha de pneu, os pilotos tinham problemas para controlar seus carros. Muitas foram as escapadas, mas ninguém chegou a bater na barreira. O primeiro treino, no entanto, servia mais para que as equipes testassem suas atualizações para o GP da Europa.

Hamilton liderava a sessão quando Rosberg foi mandado à pista para testar o novo duto aerodinâmico da Mercedes. O sistema funcionou e, a 15 minutos do fim, o piloto alemão assumiu a liderança do treino, deixando as duas McLarens para trás.

Fonte: globoesporte.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos