‘Os mestres vão à Escola’ será lançando nesta quarta

Alagoas24horas/ArquivoPastoril será um dos folguedos divulgados pelo projeto

Pastoril será um dos folguedos divulgados pelo projeto

Uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) por meio do Ponto de Cultura Chã de Folguedos que é administrado pelo órgão, e a Secretaria Municipal de Educação através da Coordenação de Arte e Cultura. lançam nesta quarta-feira (1º), às 14h, no Teatro do Centro Cultural Sesi, na Pajuçara, o Projeto Os Mestres Vão à Escola que beneficiará escolas de rede municipal de ensino de Maceió.

Segundo a presidente da FMAC, Guiomar Omena, a ação consiste em levar o patrimônio vivo que são os mestres, para desenvolverem oficinas culturais dentro das escolas, contemplando diversas modalidades de folguedos populares. ”É uma alternativa que visa contribuir para o fortalecimento da arte e da cultura popular no currículo educacional”, explica Guiomar.

A proposta que durante três meses tempo inicial para realização do projeto sejam formados grupos folclóricos nas escolas. Entre os folguedos a serem trabalhados e que foram solicitados pela comunidade escolar, estão: o guerreiro, o pastoril, o coco de roda e as baianas.

São contempladas de oito regiões da capital as instituições: Escola Major Bonifácio da Silveira, Escola Profª Maria José Carrascosa, Escola Almeida Leite, Escola José Correia Costa, Escola Marechal Floriano Peixoto, Escola José Carneiro, Escola Jayme de Altavilla, Escola Eulina Ribeiro Alencar.

O evento de lançamento do Projeto Os Mestres Vão à Escola, será abrilhantado com as apresentações de alunos das escolas: Cecília Carnaúba com Ballet, a escola José Correia da Costa com Meninas de Percussão além do Grupo Tetral Fulanos e Sicranos com contos de Cordel.

Fonte: Ascom FMAC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos