Série C: Definidos os classificados e os rebaixados

Campinas, SP, 19 (AFI) – Neste domingo foram definidos os sete classificados para a segunda fase da Série C e os três rebaixados que faltavam para a Série D. Um dos favoritos ao título, o Fortaleza-CE, não conseguiu vencer fora de casa e foi eliminado da competição. Gama-DF e Juventude-RS também não conseguiram a vitória e caíram para a quarta divisão nacional.

Lembrando que antes do início desta rodada, Paysandu-PA e ABC-RN, já haviam avançado. Se juntaram a eles, Águia-PA, Salgueiro-PE, Ituiutaba-MG, Macaé-RJ, Criciúma-SC e Chapecoense-SC.

Na parte debaixo, apenas o São Raimundo-PA tinha caído para a quarta divisão nacional. Se juntarão ao time paraense como as equipes garantidas para disputar a Série D do próximo ano, Alecrim-RN, Gama-DF e Juventude-RS. Os paraenses e os potiguares retornam à quarta divisão depois de subirem na última temporada.

Grupo A
No Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, o Águia-PA jogou com o regulamento embaixo do braço e empatou com o Fortaleza, por 1 a 1, garantindo a segunda vaga do grupo, já que o Paysandu já havia se classificado.

Os dois times terminaram com a mesmo pontuação, mas os paraenses levaram a vaga por terem uma vitória a mais que o adversário. Os cearenses foram a única equipe em toda competição que não foi derrotada. Só que foi eliminada, mesmo assim. Ambos somaram 12 pontos, mas o Águia teve uma vitória a mais: 3 a 2.

Com a classificação já garantida para a próxima fase, o Paysandu viajou com um time misto até Rio Branco-AC para enfrentar o time homonimo e acabou derrotado por 3 a 1, na Arena da Floresta.

O Papão terminou na primeira posição do grupo, com 14 pontos. O Rio Branco conseguiu emplacar uma sequência invicta no returno, escapou do rebaixamento e encerrou sua participação na Série C, com 10 pontos, na quarta posição.

Grupo B
No jogo que valia ou céu ou o inferno, mesmo jogando fora de casa, no Estádio do Machadão, o Salgueiro-PE conseguiu o improvável derrotando o Alecrim-RN, por 2 a 0, se classificando para a próxima fase da competição e rebaixando o adversário, com 10 pontos.

No segundo turno, o time pernambucano esteve irresistível somando quatro jogos de invencibilidade, com três vitórias e um empate. esta sequência o tirou da lanterna e o colocou na segunda posição, com 11 pontos para enfrentar o Paysandu na próxima fase.

Por outro lado, o Alecrim-RN não venceu em todo o segundo turno e foi rebaixado, pois o CRB-AL, adversário direto na briga contra o rebaixamento, derrotou o ABC-RN, por 1 a 0, no Estádio Rei Pelé, chegou aos 11 pontos. O Campinense, que não jogou, terminou na penúltima posição, com 10 pontos, porque leovu vantagem sobre o alecrim no número de vitórias: 3 a 2

Grupo C
O Macaé fez o dever de casa e derrotou o Gama, por 2 a 1, garantiu a classificação e a primeira posição. O jogo aconteceu no Estádio Claudio Moacyr, em Macaé. O time carioca dependia apenas de suas forças para avançar terminando a primeira fase e terminou com 14pontos, na segunda posição. A equipe comandada por Dário Lourenço foi líder durante todo primeiro turno e na próxima fase enfrenta o Criciúma.

Por outro lado, o Gama, que já fez parte da Série A do Brasileirão, encerrou sua participação na Série C de forma melancólica, na lanterninha do grupo, com cinco pontos. O único representando do Distrito Federal não venceu nenhuma partida e no próximo ano vai disputa a quarta divisão do Campeonato Brasileiro.

O time que garantiu a primeira posição e a melhor campanha na primeira fase entre todos os clubes foi o Ituiutaba, que derrotou o Luverdense, por 3 a 1, no Estádio da Fazendinha, em Ituiutaba e confirmou presença nas quartas de final da competição.

A equipe mineira terminou com 15 pontos e na fase seguinte encara a Chapecoense, com a vantagem de decidir dentro de casa. Por outro lado, o Luverdense ficou no quase
e encerrou sua participação na competição com 12 pontos, terminando em terceiro.

Grupo D
Quem se deu melhor neste grupo foi justamente quem não entrou em campo, a Chapecoense. O time catarinense contou com o empate sem gols, entre Caxias-RS e Brasil-RS, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, e avançou com a segunda posição, que garantiu na penúltima rodada, com 11 pontos. Na próxima fase, a equipe encara o Ituiutaba-MG. Caxias e Brasil morreram abraçados com 10 pontos cada.

No outro jogo do Heriberto Hulse, em Criciúma tristeza de um lado, felicidade do outro. Criciúma-SC e Juventude-RS, empataram, por 1 a 1, no definiram as últimas vagas do grupo.

A alegria veio pelo lado catarinense, já que o resultado igual garantia o time na próxima fase da competição. O time de Argel Fucks terminou em primeiro lugar, com 12 pontos e na próxima fase irá enfrentar o Macaé.

O lado da tristeza foi gaúcho (foto). O Juventude, que foi outra equipe a disputar a elite da Série A, teve seu terceiro rebaixamento consecutivo e na próxima temporada irá disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. O time caxiense terminou a competição, com oito pontos, na lanterna.

Confira todos os resultados da 10ª rodada da Série C:

Domingo
Rio Branco-AC 3 x 1 Paysandu-PA
Águia-PA 1 x 1 Fortaleza-CE
CRB-AL 1 x 0 ABC-RN
Alecrim-RN 0 x 2 Salgueiro-PE
Macaé-RJ 2 x 1 Gama-DF
Ituiutaba-MG 3 x 1 Luverdense-MT
Criciúma-SC 1 x 1 Juventude-RS
Caxias-RS 0 x 0 Brasil-RS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos