Comando da PM apresenta mudanças ao Conseg

AssessoriaAssessoria

Durante reunião extraordinária do Conselho Estadual de Segurança, o comando da Polícia Militar de Alagoas expôs as sugestões que podem mudar a estrutura da corporação.

O comandante-geral da PM, coronel Dário César, mostrou que a atual estrutura precisa ser modificada para dar mais dinamismo ao trabalho voltado especificamente à segurança pública. Para o modelo de uma nova Polícia Militar, o comandante propôs, entre outras mudanças, o desdobramento de áreas dos batalhões com a finalidade de concentrar o efetivo em locais com maiores problemas de violência.

Também está prevista a reformulação da Corregedoria da PM. O setor ficaria integralmente responsável pela elaboração e solução de sindicâncias e inquéritos policiais, deixando, assim, os oficiais que trabalham nas ruas somente focados na atividade fim de segurança pública.

As alterações propostas ainda permeiam o emprego de alguns batalhões especializados no policiamento ostensivo, reformulação no Estado Maior Geral da corporação e o fim do emprego de policiais militares na segurança de prédios públicos, ficando a responsabilidade voltada para militares da reserva que integrariam a guarda patrimonial.

“Todas essas mudanças visam tornar a PM mais célere e mais eficiente na atividade fim. A ideia de administrar a PM como uma empresa certamente resultará num retorno mais imediato à sociedade”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dário César.

Ele ainda garantiu que o número de policiais hoje existente, que é pouco mais de 7.500, é suficiente para oferecer uma segurança satisfatória no Estado. “O que é necessário é fazer uma adequação de escalas e redistribuir a tropa de forma mais eficaz”.

Após a apreciação do Conselho, os membros concordaram com as sugestões de mudanças e se propuseram a oferecer qualquer tipo de assistência ao comando na elaboração das leis que visam “oxigenar” a corporação. As alterações das legislações da PM e principalmente da Lei de Organização Básica da corporação devem agora ir à Assembleia Legislativa Estadual para votação.

A reunião com os membros do Conselho Estadual de Segurança, que tem como presidente o procurador da República Delson Lyra, ocorreu na manhã desta quinta-feira (23), no salão de despachos do Palácio Floriano Peixoto e contou ainda com a presença do subcomandante da PM, coronel Luciano Silva e de oficiais superiores que ocupam cargos estratégicos na corporação.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos