Operação Sorriso faz cirurgias gratuitas em Maceió

GoogleGoogle

Entre os dias 6 a 12 de outubro, a ONG Operação Sorriso do Brasil (OSB), instituição sem fins lucrativos de referência internacional no atendimento a portadores de fissuras labiopalatinas, vai promover cerca de 70 cirurgias gratuitas no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Guia, Maceió. A hospedagem, o transporte e a alimentação dos pacientes e familiares que vierem de fora da cidade também serão fornecidos sem custo.

Estão envolvidos nesse projeto de forma voluntária: voluntários não-médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas. O programa é desenvolvido de forma muito criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório. Por esse motivo, a OSB trabalha em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, e demais parceiros, como a Marinha do Brasil, a Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Genoma Humano, o Ministério Publico de Alagoas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Hospital e Maternidade Nossa Sehora da Guia. Tais parcerias garantem o atendimento e a qualidade principalmente no período pós-programa.

O corpo de médicos é previamente selecionado e passa por um treinamento oferecido pela ONG. Os cirurgiões plásticos responsáveis são especializados em fissura labiopalatina e coordenados pela equipe da OSB.

A cirurgia é relativamente rápida, em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia, o paciente está liberado para retornar para casa.

Hoje, a Organização Mundial da Saúde aponta 300 mil casos de brasileiros portadores de fissuras labiopalatinas no território nacional – 1 a cada 650 crianças nascidas no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um defeito congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. Há estudos sobre causas genéticas assim como por influência de fatores externos, como por exemplo falta de vitaminas e uso de drogas durante a gravidez.

As conseqüências da fissura lábio-palatal na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da alto-estima, ocasionando também problemas psiclógicos.

Serviço:
Dias de seleção dos pacientes: 6 de Outubro de 2010
Local: Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho
Av. Assis Chateaubreand, 2932 Prado
Horário: a partir das 8h
Telefone para informações: (82) 3202-5515 (Serviço Social)
Dias das cirurgias: 08 a 12 de Outubro de 2010

Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao hospital no dia do exame e seleção dos pacientes, 6 de outubro.

Fonte: Divulgação

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos