Palestra marca Dia Nacional da Doação de Órgãos

IlustraçãoIlustração

A Central de Transplantes de Alagoas promove nesta segunda-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, uma palestra com o médico Carlos Alexandre Oliveira, sobre os avanços e entraves no cenário alagoano de transplantes. O evento será às 19h, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

As atividades em comemoração à data prosseguem nesta terça-feira (28), com distribuição de informativos no semáforo próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE), a partir das 9h. No mesmo dia, a equipe da Central de Transplantes estará no HGE para alertar sobre a importância do profissional de saúde para o processo de doação e transplante de órgãos.

“Estão acontecendo diversos eventos em todo o País, voltados tanto aos profissionais de saúde como a população em geral. O intuito é intensificar a propagação de informações sobre a doação e transplante de órgãos e tecidos,”, informou o coordenador da Central de Transplantes, Carlos Alexandre Oliveira.

Dados da Central de Transplantes apontam que no primeiro semestre deste ano foram realizados no Estado dois transplantes de coração; oito de rins e 44 de córnea. No mesmo período de 2009, não foi realizado nenhum transplante de coração, três de rins e 37 de córnea. Atualmente, há cerca de 600 pessoas na lista de espera por um transplante em Alagoas.

“Apesar do número de transplante ter aumentando, ainda precisamos sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos para que mais vidas sejam salvas. Aumentar o número de doadores é o grande objetivo a ser perseguido para equacionar a demanda”, destacou.

Seja um doador – O primeiro passo para uma pessoa se tornar um doador é conversar com a família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada.

Fonte: Ascom Sesau/Ednar Costa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos