Campanha contra aftosa é lançada durante Expoagro

Nesta quinta-feira (28), a Expoagro se tornará palco de combate à febre aftosa. A partir das 14h, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) fará o lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a enfermidade.

A venda e aplicação das vacinas serão iniciadas na segunda-feira (1°) e podem ser feitas até o dia 30 de novembro. “Por reunir um grande número de criadores, a Expoagro é uma ótima oportunidade para difundirmos a mensagem da campanha. Por isso a escolhemos para o lançamento, mas a vacinação começa efetivamente no dia 1°”, destaca o diretor presidente da Adeal, Manoel Tenório.

De acordo com estimativa da Adeal, que espera superar índices anteriores de vacinação, mais de 1,18 milhão de búfalos e bovinos devem ser imunizados em novembro. “Acreditamos que é possível chegar a 97% de cobertura vacinal. Para isso continuamos contando com a colaboração dos criadores”, enfatiza o diretor.

Além da vacinação, a campanha contra a aftosa é composta de outra fase: a declaração, que deve ser feita até o dia 15 de dezembro. “Para os serviços oficiais a vacinação só é contabilizada após a declaração. Por isso os criadores não podem deixar de cumprir esse passo”, explica Rosângela Albuquerque, diretora técnica da Adeal.

Para declarar, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina no escritório da Adeal onde a propriedade esteja cadastrada. A Adeal alerta que durante esta campanha está sendo feita a atualização cadastral de todas as propriedades rurais. Por isso, além da nota fiscal, no ato da declaração, o criador deve estar munido de CPF, identidade, comprovante de residência e dados do rebanho.

Georreferenciamento

Durante o lançamento da etapa de vacinação, na quinta-feira (28), serão avaliados os trabalhos de georreferenciamento das propriedades rurais.
Iniciado no final de agosto, o mutirão, que reúne técnicos da Adeal e Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), está percorrendo todos os municípios alagoanos para registrar o ponto de referência de todas as propriedades com animais.

As coordenadas geográficas são um dos quesitos dos cadastros agropecuários, item fundamental para evolução sanitária animal. “Os trabalhos estão evoluindo bem. Cerca de 65% das propriedades já estão georreferenciadas”, diz Manoel Tenório.

Em caso de dúvidas a respeito da vacinação o criador pode entrar em contato com a Adeal pelo telefone 0800 082 0040 ou em um dos escritórios da agência.

Fonte: Ascom/Adeal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos