Mãe de Dilma não consegue votar em Belo Horizonte

A dona de casa Dilma Jane Silva Rousseff, 86, mãe da candidata a presidente Dilma Rousseff (PT), não conseguiu votar em Belo Horizonte, onde tem domicílio eleitoral. A informação é do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Gerais.

A mãe de Dilma mora em Brasília. Em um cartório da 18ª Zona Eleitoral da capital federal, ela foi registrada para votar em trânsito em Porto Alegre tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Mesmo assim, afirmou o TRE-MG, Dilma Jane apareceu hoje para votar em sua seção eleitoral no colégio Santa Marcelina, em Belo Horizonte.

Ela não pôde votar porque a regra do voto em trânsito determina que, uma vez que o eleitor peça para votar fora de seu domicílio eleitoral, prazo que terminou em 15 de agosto, fica então obrigado a votar onde solicitou e fica impedido de fazê-lo na cidade original.

Segundo o TRE-MG, uma das possibilidades para o equívoco que impediu que a mãe de Dilma votasse é que ela teria achado que poderia mudar de ideia e votar em BH mesmo tendo feito o voto em trânsito.

Outra hipótese é que Dilma Jane tenha pedido ao cartório de Brasília para votar só no primeiro turno em Porto Alegre, mantendo o voto em BH no segundo turno, mas o cartório tenha registrado os dois em trânsito. Nessa hipótese, no entanto, é entregue ao eleitor um comprovante que deixa claro em quais turnos ele votará em trânsito.

O TRE-MG disse não ter informações sobre se a mãe de Dilma de fato votou em Porto Alegre no primeiro turno. Ela não foi encontrada pela reportagem.

Da Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos