III Encontro de Pastoris no Engenho de Folguedos

Alberto Lima/alagoas24horasAlberto Lima/alagoas24horas

Vem chegando o Natal, que para muitos não representa apenas presentes, mas também a época do pastoril. O folguedo é um dos mais antigos do Estado e continua na lembrança de muitos adultos. Quem não torcia pelo cordão azul, ficava com o encarnado.

Nesta quarta-feira (17), aconteceu a penúltima apresentação do Encontro de Pastoris, nos Jardins do Palácio República dos Palmares. Uma realização da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal) com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O renomado Pastoril ‘Mãe dos Homens’ trouxe toda a animação das meninas de Coqueiro Seco, sem deixar de carregar a tradição e a saudade da antiga mestra do Patrimônio Vivo, Luzia Simões. “Estamos com o grupo todo renovado e o encontro foi uma grande oportunidade para divulgá-lo”, explica Lucimar Alves, atual coordenadora. O folguedo ganhou o prêmio Mestre Duda de Culturas Populares, em 2007, pelo Ministério da Cultura.

O pastoril Coração de Jesus, de Cruz das Almas, também se apresentou.
Coordenado por Carlos Nascimento, o grupo está em seu terceiro ano e acompanha o Encontro de Pastoris desde sua criação. “É uma felicidade imensa participar do evento e manter essa tradição, que é o pastoril. Nosso grupo sobrevive à base de muito amor e, apresentações como essas, é que fazem a Cultura em nosso Estado valer a pena”, fala Carlos Nascimento.

Preocupados em seguir a tradição, o pastoril Coração de Jesus se apresenta apenas durante a época de Natal. “Mas é uma grande satisfação ver a animação das meninas, todos os anos, saindo da grota para ir se apresentar.”, conclui Carlos, que também é membro da Asfopal.

No pastoril não tem como ficar de fora da brincadeira. Durante as apresentações, locutores animaram a torcida dos cordões azul e encarnado e incentivando a platéia a chamar as pastoras preferidas “em cena”, para que recebam as prendas ou donativos para os grupos.

O Engenho de Folguedos acontece às quartas-feiras, com entrada franca, sempre às 20h, nos jardins do Palácio dos Palmares, na Praça Floriano Peixoto, no Centro. E o Museu Palácio Floriano Peixoto permanecerá aberto à visitação até às 21hs. Informações pelo telefone 3315 – 7873.

Fonte: Ascom Secult

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos