Moradores de Pilar denunciam prejuízos causados por obra

Uma “obra de saneamento” realizada pela Prefeitura de Pilar em julho deste ano continua causando transtornos a população. Os mais atingidos foram os moradores da Rua Nicolau Mota, no bairro Torrão, que perderam móveis, tiveram suas casas destruídas e até hoje não foram indenizados pelo município.

Os moradores explicam que já estão acostumados a enfrentar alagamentos no período chuvoso, mas nunca tiveram tantos prejuízos como em 2010. "Moro há anos no Torrão e nunca tinha ocorrido nada parecido no bairro. Depois que a Prefeitura resolveu colocar a encanação, cortar as árvores e colocar um muro de contenção na barreira, a água da chuva começou a invadir as casas. Hoje, os bueiros estão cheios de barro e temos medo que a qualquer momento a água volte a invadir as residências", contou a moradora Juraci Dimas.

Os moradores explicam que a obra teve início em julho e ninguém foi informado ao certo do que se tratava. “Acreditamos que a obra era algum tipo de lavagem de dinheiro, porque começaram o trabalho, fizeram o serviço de qualquer jeito e não concluíram. Os bueiros estão entupidos e ninguém resolve”, disse outro morador que não quis se identificar por medo de represálias.

O resultado da obra são paredes e pisos rachados, infiltrações e destruição, como a reportagem do Alagoas24Horas pode conferir na casa de número 123 pertencente ao operário Antônio da Silva, uma das mais atingidas na região. A residência foi condenada pela Defesa Civil devido às rachaduras e fendas que se abriram no piso e nas paredes. O local foi tomado pelo barro e seus móveis e eletrodomésticos foram destruídos pela água. Desde o ocorrido, operário e sua família vivem peregrinando em casas alugadas ou de amigos e parentes.

Antônio da Silva contou que já requereu o ressarcimento dos bens perdidos junto à Prefeitura de Pilar, mas até o momento a situação não foi resolvida. "Fiz um acordo com o Prefeito Oziel Barros para me pagar R$ 40 mil pela minha casa, mas até agora não foi pago. Há cinco meses, vivo como cigano, de casa em casa. Agora, estou morando de aluguel que custa R$ 200, valor pago pela Secretaria de Ação Social, mas o proprietário já pediu a casa porque sempre atrasam o pagamento. Não tenho para onde ir", lamenta o trabalhador.

Antônio da Silva disse ainda que acabou perdendo o emprego por causa da Prefeitura de Pilar. "Estou desempregado e no SPC, tudo por culpa da Prefeitura. Quando minha casa foi condenada, eu tive que faltar ao emprego na caldeiraria da Petrobras porque tinha que resolver as papeladas para que o dinheiro fosse liberado e assim comprar uma nova casa. Mas, até hoje, não recebi nada e sempre que procuro saber, me colocam para andar", desabafa.

"Perdi tudo. Trabalhei muito para construir minha casa e vi tudo desmoronando de uma hora para outra. É muito triste. Sempre que entro na casa e vejo a situação, fico angustiado", comentou Silva, entre lágrimas. "Tenho medo que aconteça algo comigo e minha família devido a tudo que aconteceu. Pretendo procurar um advogado para ver se resolve algo", finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos