Municípios terão laboratórios para teste rápido de dengue

SesauTeste rápido de dengue

Teste rápido de dengue

Em breve. Depois de implantar laboratórios para contagem de plaquetas e hematócritos nos Ambulatórios 24 horas de Maceió, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), vai disponibilizar o serviço em 10 municípios sedes de microrregiões.

A medida tem como objetivo ampliar a acessibilidade dos pacientes suspeitos de dengue ao monitoramento dos parâmetros hematológicos, que representa a contagem de plaquetas e hematócritos. Alguns casos, ainda continuam sendo encaminhados a unidade do Lacen no Hospital Escola Hélvio Auto.

Com esta ação, que consiste na implantação de equipamentos automatizados de hematologia, serão detectadas precocemente as formas graves de dengue. No entanto, segundo a diretora do Lacen/AL, Telma Pinheiro, também será intensificado o monitoramento do tipo de vírus em circulação na comunidade onde o paciente reside, por meio do isolamento viral e da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), para a detecção da magnitude do surto e da sua gravidade.

“Ainda durante este mês, os técnicos do Lacen também estarão descentralizando o diagnóstico para dengue através da técnica NS1-ELISA em Maceió, Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios e União dos Palmares, até que ocorra a validação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade da Saúde (INCQS). A partir de então, o Teste Rápido para o NS1 poderá ser utilizado em nível ambulatorial, já que ele é um antígeno produzido do 1º ao 9º dia após o início dos sintomas”, informa a diretora do órgão, Telma Pinheiro. Segundo ela, os pacientes com suspeita da dengue não necessitarão mais se deslocar para unidades de referência como o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA).

"Essa organização dos serviços, principalmente nos ambulatórios é fundamental para reestruturar a assistência de urgência e emergência. Isso vai ajudar a reduzir muito a demanda no Hélvio Auto de pacientes que precisam ser submetidos a este tipo de exame", destaca o secretário da Saúde, Alexandre Toledo, elogiando o trabalho da equipe técnica do Lacen.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos