Campeonato alagoano fará campanha contra dengue

Ascom/SesauSecretário de Saúde e presidente da FAF firmam parceria

Secretário de Saúde e presidente da FAF firmam parceria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Federação Alagoana de Futebol (FAF) firmaram parceria para realização de ações de combate à dengue nos principais jogos do Campeonato Alagoano de Futebol, nas partidas da série B do Brasileiro e Copa do Brasil. A parceria foi assinada nesta sexta-feira (14) na sede da FAF entre o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o presidente da FAF, Gustavo Feijó e o vice-presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (Ceaf), Alton Polímpio.

As ações de promoção da saúde estarão concentradas inicialmente no combate à dengue e serão iniciadas neste domingo, no Estádio Rei Pelé, durante a abertura do Alagoano 2011 no clássico CSA x CRB. O jogo será iniciado às 17 horas. No intervalo da partida, a Sesau fará uma simulação de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Segundo estimativas da FAF, o clássico deverá reunir cerca de 12 mil torcedores.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, afirmou que é justamente esse o público alvo da campanha. “Por mais que o governo do Estado faça sua parte no combate à doença é necessário o engajamento da população na luta contra o mosquito. E durante o jogo é uma oportunidade para alertar a população sobre os cuidados necessários para combater à doença”, ressaltou Toledo, acrescentando que os torcedores irão sair do Rei Pelé sensibilizados e engajados nessa luta.

De acordo com o presidente da FAF, Gustavo Feijó, essa não é a primeira vez que a Sesau e a FAF estão juntas em campanhas pela saúde da população alagoana, a exemplo das campanhas de vacinação. Durante a formalização da parceria, Gustavo Feijó, anunciou apoio irrestrito às ações da Sesau. “Precisamos envolver o maior número possível de torcedores. Esporte e saúde andam juntos”, destacou.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, chamou a atenção sobre a responsabilidade dos municípios alagoanos em também participar de forma ainda mais incisiva no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Campeonato – O Campeonato Alagoano de Futebol acontece até o dia 15 de maio. Os jogos serão realizados nos municípios de Maceió, Arapiraca, Coruripe, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Boca da Mata e Atalaia. Segundo a FAF, cada uma das partidas, com exceção do clássico de abertura, deverá reunir cerca de duas mil pessoas.

A Sesau e a FAF estarão juntas, inclusive, no jogo entre Flamengo e Murici, que será realizado no dia 16 de fevereiro, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Ainda durante o encontro, a Sesau e a FAF acertaram detalhes iniciais de outras duas campanhas a serem difundidas nos intervalos dos jogos alagoanos. Uma é a “Torcedor Sangue Bom” que objetiva incentivar a doação de sangue e a outra é “Futebol Se Ganha no Peito” que visa conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno.

Na ocasião, Alexandre Toledo ressaltou ainda que, na próxima quarta-feira, 19, estará em Brasília, reunido com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para traçar as estratégias que serão desenvolvidas em Alagoas durante a campanha contra a dengue. Na próxima quinta-feira, 20, a superintendência de Vigilância em Saúde, vai reunir com o Comitê de Combate a Dengue para promover ações em todo o Estado.

Para viabilizar ações de combate à dengue no País, os governos federal, estadual e municipal, além das instituições, como igrejas, ONG´s, e a própria população estão promovendo uma grande mobilização da sociedade para enfrentamento desse desafio. Alagoas é um dos estados que está com alto risco de epidemia de dengue. Além de Alagoas, também estão com risco alto de dengue os estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos