Carnaval: Planejamento da PM será divulgado em fevereiro

Secom AlagoasNovo comandante da PM, coronel Luciano Silva,

Novo comandante da PM, coronel Luciano Silva,

A Polícia Militar de Alagoas pretende anunciar até o dia 15 de fevereiro todo o planejamento para o Carnaval deste ano, inclusive com o engajamento dos cerca de 600 novos policiais que estão em estágio supervisionado. Os futuros soldados foram convocados para curso pelo Governo de Alagoas, no ano passado, e devem tomar posse até o início de abril.

A informação é do novo comandante da corporação, coronel Luciano Silva, que possui 22 anos de PM, ao anunciar uma de suas primeiras medidas à frente do cargo. O coronel irá tomar posse no próximo dia 1° de feveriro, às 8h30, em solenidade a ser realizada na Academia de Polícia Militar Arnon de Mello, no bairro do Trapiche da Barra.

De acordo com o novo comandante da PM, o engajamento dos futuros policiais no planejamento do Carnaval deste ano faz parte dos estágios operacionais dos alunos do Curso de Formação de Praças (CFP). Com o estágio, os alunos que frequentam o curso desde o mês de setembro do ano passado já começam a colocar em prática os ensinamentos sobre a doutrina policial que estão recebendo nas salas de aula.

“Todos eles serão convocados para a logística do Carnaval 2011, que deve ser anunciada à sociedade até o dia 15 de fevereiro. Eles farão o policiamento acompanhados de policiais militares experientes, promovendo a troca de informações sobre a rotina e o serviço militar, o que auxilia no aprendizado pessoal e também contará como estágio para os futuros policiais”, salienta Luciano Silva.

Além da convocação dos novos militares, o comandante da PM informou que outra medida a ser adotada para dar tranquilidade à população no período do Carnaval é o adiamento das férias dos policiais.

“Nosso esforço é para oferecer a melhor prestação de serviço à sociedade”, disse.

Ênfase no ostensivo e na relação com a comunidade

O coronel Luciano Silva destacou ainda que na sua gestão a ênfase será no policiamento ostensivo e na aproximação entre polícia e comunidade, ao citar a experiência bem-sucedida da implantação das duas primeiras bases da Polícia Comunitária, em bairros como o complexo Benedito Bentes – especificamente no conjunto Selma Bandeira – e no conjunto Osman Loureiro, no bairro do Clima Bom, apontados pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) entre os mais vulneráveis à violência na capital, atualmente.

“Dentro da parceria que temos com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), queremos implantar pelo menos mais 40 bases, contando com as duas que já existem. As próximas bases a serem entregues serão nos bairros do Jacintinho e do Vergel do Lago”, confirma o comandante.

“A minha chegada nada mais é do que a continuação e o aperfeiçoamento de uma política de governo implantada nesses quatro anos pelo governador Teotonio Vilela de conter a criminalidade e a de aproximar o cidadão da PM, como um dos artifícios para promover uma segurança pública mais humana e cidadã em Alagoas”, ressalta.

Do ponto de vista do policiamento ostensivo, o coronel Luciano Silva reforçou que a sociedade pode contar com o apoio da PM diuturnamente nas ruas. “Estamos dia e noite preservando a ordem pública e protegendo os cidadãos. Já estamos estudando as medidas emergenciais que adotaremos nesse início de gestão”, disse o novo comandante.

Valorização da tropa com bonificações

Outro ponto que o comandate pretende focar é a valorização da tropa com a utilização do regime de bonificação. Nesse item, o comandante informa que uma das formas de motivar o público interno é o da compensação, principalmente em dois pontos.

“Existem projetos que estão tramitando no Executivo que é o de aproveitar o pessoal que se arrisca em ‘bicos’ e nos horários de folga para que ele preste serviço à própria PM e, consequentemente, à própria sociedade, com uma compensação financeira”, informa.

“O outro é fortalecer a relação produtividade e bonificação, incentivando os policiais a trabalhar no combate à violência, com apreensão de armas ilegais, também mediante um ajuste financeiro”, exemplifica.

Uma outra medida que pretende implantar na sua gestão, segundo o novo comandante, é o projeto que pretende convocar policiais da reserva para trabalhar, exclusivamente, na guarda de prédios públicos, liberando, dessa forma, os policiais da ativa que executam esse tipo de serviço para reforçar o policiamento ostensivo.

“Queremos, adotar, além disso, diversas práticas que visam beneficiar os policiais militares, seja na questão da segurança pessoal durante o policiamento, da saúde, através do incentivo às práticas esportivas e principalmente no aspecto social e humano”, revelou.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos