Técnicos discutem mapeamento de áreas de enchentes em AL

Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) de Maceió, Atalaia e Rio Largo, se reuniram nesta segunda-feira (31) para discutir a elaboração do plano de trabalho que vai garantir o mapeamento das áreas de risco e de enchentes em boa parte dos municípios de Alagoas.

Durante a reunião, foi exibido um mapa digital do terreno da cidade de Maceió, que também será elaborado para os outros 101 municípios do Estado, em três dimensões, onde são identificadas áreas de risco como encostas e locais de enchentes, fazendo inclusive estudos para identificar linhas das áreas de inundação. A criação é feita usando como base imagens adquiridas via satélite.

O Cel. Antonio Almeida, da Comdec de Maceió, explicou que os estudos já foram desenvolvidos dentro da capital alagoana, além de ceder as informações para auxiliar no plano de trabalho que será desenvolvido para outras cidades.

Ivaldo Silva, da Comdec de Rio Largo, explicou que o apoio do governo do Estado é primordial. “Nosso município possui pontos críticos e precisa da aproximação do Estado. Conseguimos sair da reunião com a determinação de criar um ponto de previsão meteorológica em Rio Largo, mas precisamos efetivar o mapeamento para evitar situações de risco”.

Ações- O governo do Estado assinou, no final de 2010, por meio da Semarh, um acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Águas (ANA), e recebeu aproximadamente R$ 2 milhões em equipamentos para montar uma sala de alerta contra enchentes. Os aparatos estão sendo montados e a Rede de Monitoramento Hidrometeorológico deve iniciar seus trabalhos em fevereiro, em parceria com a Defesa Civil.

Fonte: Ascom Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos