Bombeiros alagoanos mantêm ajuda no Rio de Janeiro

Ascom CBBombeiros alagoanos atuam na missão humanitária em regiões afetadas pelas chuvas no Rio de Janeiro

Bombeiros alagoanos atuam na missão humanitária em regiões afetadas pelas chuvas no Rio de Janeiro

O Sargento Jailson Tavares e os soldados Edis Dias Ledesma e Luiz Gustavo, do Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas (CBMAL), continuam atuando como integrantes das equipes de busca e salvamento no Rio de Janeiro.

Os três concluíram com êxito a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), primeiro curso da Força Nacional com abordagem em matérias de bombeiros e da Polícia Militar. No entanto, a formatura oficial, programada para o dia 13 do mês passado, foi adiada porque foram designados no mesmo dia para viajar ao Rio.

O sargento Tavares foi designado a servir na região de Nova Friburgo, enquanto os soldados Ledesma e Luís Gustavo foram para Teresópolis.

O soldado Ledesma contou o que viveu nas cidades atingidas pelas chuvas no Estado do Rio de Janeiro. “Atuamos por quatro dias em Teresópolis e seguimos para Sumidouro, uma cidadezinha quase na divisa com Minas Gerais. Nossa missão, em síntese, foi chegar aos locais onde as autoridades do Rio não conseguiram chegar, vilarejos e povoados isolados, como Santana, uma comunidade de Teresópolis”, informou.

O soldado falou sobre o resgate dramático de sobrevinetes. “Foram cinco horas de caminhada pelas serras e lamas para fazermos contatos com os sobreviventes do povoado. Nestas localidades, fizemos uma zona de pouso para os helicópteros com os quais retiramos aproximadamente cinquenta pessoas entre crianças, idosos e pessoas debilitadas”, informou.

A destruição das estradas e vias de comunicação dificulta as ações, porque, segundo o soldado, ainda há muitas comunidades isoladas. “Estamos fazendo o trabalho, com ajuda das aeronaves, de distribuição de cesta básica às comunidades que ainda não têm acesso por terra. Agora a situação está mais tranquila, embora ainda existam muitas pessoas desaparecidas”, contou Edis Ledesma, que continua no Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos