Governo lança nesta sexta ‘Operação Carnaval’ na Saúde

O Secretario da Saúde, Alexandre Toledo, reuniu nesta semana, diretores de unidades, assessores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para traçar o planejamento de ações que serão desenvolvidas durante o feriadão. A “Operação Carnaval” será iniciada a partir da meia noite de sexta-feira (04) e se estenderá até a quarta-feira de cinzas.

Amanhã haverá treinamento do Samu e Corpo de Bombeiros as 10h, na Avenida da Paz, em Jaraguá, próximo ao museu da República, para atuação dos profissionais durante a Operação Carnaval que será desencadeada a partir da noite desta sexta-feira (4). Salvamento aquático e acidente de trânsito são as ocorrências mais comuns no Carnaval, segundo Samu e Bombeiros.

Na ocasião, Toledo, deixou claro a importância da integração das atividades, inclusive com foco em possíveis pacientes com suspeita de dengue neste período, visto que, o índice da doença aumentou bastante em comparação ao ano anterior. “A meta é trabalhar, otimizando serviços, acolhendo, orientando e ofertando o serviço que a sociedade espera do Sistema Único de Saúde”, conclamou o secretário.

“Os problemas relativo à saúde passa, necessariamente, por uma boa gestão, portanto, estamos certos de que contamos com todos vocês, não só a situação da dengue, mas todas as outras patologias e necessidades que necessitem de assistência”, orientou Toledo, acrescentando ainda, a necessidade do engajamento dos servidores.

A estratégia do governo por meio da Sesau, explicou Alexandre Toledo, é reforçar as escalas de plantão no feriadão de Carnaval, nos Ambulatórios 24Horas, Hospital Geral e UE do Agreste. O hospital do Sertão, assim como, as unidades de retaguarda (hospitais que prestam serviço ao SUS) também farão parte da Operação.

Hemoal, Lacen, CIEVS, Vigilância Sanitária e a Coordenação Estadual DST/AIDS também atuarão em regime especial. Toda rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 25 bases descentralizadas e as centrais Maceió e Arapiraca, vai operar com sua capacidade máxima, inclusive com suporte aéreo (UTI no ar), além de outras ações educativas que serão executadas em parcerias com os municípios.

“Nossa intenção é garantir uma estrutura de saúde com capacidade de atender à população e os turistas que visitam Alagoas. Trata-se de uma grande ação articulada, que envolve aproximadamente 12 mil servidores, atuando em regime de revezamento em nome de uma causa muito nobre: à saúde” finalizou, Alexandre Toledo.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos