Escolas de samba desfilam alegria e criatividade em Jaraguá

A Girassol que levou a Avenida Cícero Toledo todo o encanto da cultura negra do Brasil.

Alagoas24HorasUnidos do Poço: Luis Otávio interpreta 'Do samba ao tango, você me encanta na avenida'

Unidos do Poço: Luis Otávio interpreta ‘Do samba ao tango, você me encanta na avenida’

Cores, brilhos e muito samba no pé marcaram os desfiles das escolas de samba de Maceió, na noite de sábado, no corredor da folia, no bairro de Jaraguá. Maceioenses e turistas prestigiaram o tradicional desfile e o belo trabalho das comunidades e caíram no samba.

Este ano a grande campeã do carnaval foi a Girassol que levou a Avenida Cícero Toledo todo o encanto da cultura negra do Brasil. O enredo ‘A influência da cultura negra no Brasil’. A escola foi a última a desfilar na Avenida, mas estava impecável e arrancou aplausos entusiasmados dos foliões.

A escola foi fundada em 23 de fevereiro de 1983, pela comunidade do Vergel do Lago. Hoje possui 450 membros apaixonados. A escola desfilou com dois carros alegóricos e oito alas.

Três jurados: maestro Almir Medeiros, a bailarina Eliana Cavalcanti e o compositor Alfredo Gazaneo observavam os quesitos bateria, mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo. Venceu a escola Girassol. Em segundo e terceiro lugar respectivamente ficaram as escolas: Gaviões da Pajuçara e Unidos do Poço.

Desfile

O desfile foi aberto pela escola de samba Jangadeiros com o tema ‘Vitória de Santo Antão faz cachaça até exportação’, em homenagem ao município Pernambucano conhecido pela produção de cachaça. A escola foi criada em 1972, no bairro da Pajuçara, e possui 11 títulos.

A escola Arco-Íris foi a segunda a pisar na Avenida Cícero Toledo, no Jaraguá. Criada em 1989, no Jacintinho, a escola apresentou o tema ‘Uma cidade paraíso e folia’. Arco-Íris possui apenas um título e cerca de 400 integrantes.

Em seguida desfilou a vice-campeã do carnaval de Maceió, a Gaviões da Pajuçara. Com o enredo ‘Mais de 400 anos de história na terra de Marechal, tem festa e carnaval’; conseguiram a simpatia dos maceioenses e jurados. A Gaviões foi fundada em 2000 e é formada por 450 pessoas. Apesar de ser uma escola jovem já conseguiu três títulos.

A escola de samba Unidos do Poço, a mais antiga escola da capital alagoana (1955), entrou na avenida com muita alegria e samba no pé. O enredo ‘Do samba ao tango, você me encanta na avenida’, mostrou criatividade e alegria. Apesar do empenho da escola, a chuva acabou atrapalhando e prejudicando o desempenho dos carros alegóricos. Membros da escola comemoraram o terceiro lugar.

A última foi a Girassol grande campeã que desfilou nas primeiras horas da manhã deste domingo com força total.

Denúncia

Na manhã deste domingo, 6, o presidente da Escola de Samba Gaviões da Pajuçara, conhecido como Prego, denunciou à rádio Gazeta AM que o resultado já havia sido informado antes mesmo dos desfiles.

O presidente afirma que chegou aos membros da escola a informação de que a Girassol já estaria eleita campeã. "É um jogo de cartas marcadas". Prego disse que o resultado foi anunciado na madrugada de hoje, após os desfiles sem a presença dele e do presidente da Liga das Escolas de Samba de Maceió.

"De hoje em diante a Gaviões não participará de nenhum concurso em Alagoas", desabafa Prego.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos