Hemocentro libera 214 bolsas de sangue durante Carnaval

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) liberaram 214 bolsas de sangue durante o feriado de Carnaval, segundo balanço divulgado pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da Hemorrede Pública de Alagoas. Desse total, 131 bolsas foram liberadas pela central da capital e 83 pela unidade do interior, sendo 93 somente para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Depois da maior unidade de emergência pública de Alagoas, a Unidade de Emergência Dr. Daniel Hoully, em Arapiraca, ocupou a segunda posição no ranking das unidades de saúde que mais receberam sangue durante o feriado. Isso porque, os números do CPD revelam, ainda, que a maior emergência do interior de Alagoas consumiu 43 bolsas de sangue nos quatro dias de folia.

Na terceira colocação ficou o Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, que recebeu 16 bolsas de sangue, seguido pelo Hospital do Açúcar, que consumiu 13 bolsas e pelo Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), que solicitou seis bolsas. Na sexta colocação aparece o Banco de Sangue Osvaldo Calado (Hemopac), que recebeu seis unidades, seguido pelo Hospital Universitário, que consumiu três e pelas Santas Casas de Maceió e de São Miguel dos Campos, além do Hospital Regional Santa Rita, que consumiram duas bolsas de sangue cada um.

Durante o Carnaval também foram atendidos 15 portadores de hemofilia no Hemoal, que compareceram ao ambulatório de hematologia para receberem a proteína Fator VIII. Eles foram atendidos por hematologistas e hemoterapeutas, que estiveram de plantão durante os quatro dias do feriado.

Estoque deficiente – “O consumo de sangue e hemocomponentes durante o feriado foi grande e nosso estoque já apresenta algumas deficiências. Deveríamos dispor de no mínimo 300 bolsas e só contamos com 204, sem falar que não dispomos de nenhuma das tipagens B negativo e positivo e de apenas cinco de A positivo e cinco de A negativo”, informou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Por esta razão, ela faz um apelo para aqueles que não tiveram a oportunidade de se candidatar à doação de sangue antes do Carnaval. “Se não foi possível comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar na semana passada, até o meio dia do próximo sábado estaremos esperando a doação de qualquer voluntário”, apelou.

O Hemoal está localizado na Rua Jorge de Lima, no bairro Trapiche, e funciona das 7h às 18h, além de contar com uma equipe multidisciplinar, para atender aos voluntários. Somente as pessoas com idade superior a 18 anos, 50 kg e portando um documento de identificação com foto, poderão se candidatar à doação de sangue.

Além destes pré-requisitos, estão impedidos de doar àqueles que contraíram doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos, além das gestantes e lactantes. É indispensável, ainda, que o voluntário compareça ao órgão bem alimentado e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Na quinta-feira passada (3), o governo do Estado lançou por meio da Secretaria de Estado da Saúde a Operação Carnaval, envolvendo mais de 12 mil profissionais na rede estadual, hospitais, ambulatórios 24horas, Hemoal, Lacen, Samu, unidades no interior e hospitais de retaguarda para garantir atendimento aos alagaonos durante o Carnaval.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos