Boletim da dengue mostra município em situação de epidemia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem intensificando ações em parceria com os municípios para o combate à dengue. Mesmo assim, alguns municípios alagoanos têm apresentado alta taxa de incidência da doença, como é o caso da cidade de Belém, que já contabiliza 26 casos notificados desde janeiro deste ano. E a taxa de incidência da doença corresponde a 571, quando o tolerável corresponde no máximo 300, segundo o Boletim Epidemiológico, divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica Sesau.

Com isso, os técnicos de Vigilância em Saúde da Sesau estão em alerta e orientam os demais gestores municipais a se precaverem, já que Alagoas figura como um dos estados com risco muito alto de vivenciar uma epidemia de dengue ao longo deste ano. Realidade que se deve ao fato 1.343 casos da doença já terem sido notificados em menos de dois meses e meio. Além de Belém, os municípios de Marechal Deodoro, Satuba, Rio Largo, São Brás, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas também chamam a atenção dos técnicos da Sesau.

“O trabalho da Sesau vem sendo realizado periodicamente, mas é necessário o envolvimento dos gestores municipais e da população para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Por isso, é fundamental que todos façam a sua parte, porque a dengue é uma doença que pode levar à morte”, alertou o gerente de Agravos não Transmissíveis e de Fatores Súbitos da Sesau, Charles Nunes,

Prevenção – Para evitar a proliferação do mosquito e ocorrências de dengue, a melhor medida é evitar o acúmulo de água, que é responsável pela reprodução do Aedes Aegypti. Além disso, é necessário manter bem tampadas as caixas, tonéis e barris de água, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre fechada, além de não jogar lixo em terrenos baldios e não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje das residências.

Após a picada do mosquito com o vírus da dengue, os sintomas se manifestam entre o 3º e 15º dia. Os principais sintomas da doença são: febre alta; dores de cabeça e atrás dos olhos, perda de paladar e de apetite; moleza; náuseas e vômitos.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos