Vento lança toneladas de sargaço na Praia do Peba

Aqui AconteceApodrecimento de sargaço vai causar problemas no Pontal do Peba

Apodrecimento de sargaço vai causar problemas no Pontal do Peba

Toneladas de sargaço foram lançadas na areia do Pontal do Peba durante esta semana por ondas formadas pelo vento nordeste. A força da natureza sobre a praia situada no Litoral Sul alagoano nos últimos nove dias vai gerar problemas aos moradores e visitantes do local por conta do apodrecimento da alga marinha que pode ser usada como adubo nos coqueirais da região.

Apesar da permissão para recolhimento do sargaço pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão desmembrado do Ibama), conforme afirmou Rodrigo Peixoto – chefe da APA Piaçabuçu que tem posto instalado no Pontal do Peba –, a quantidade retirada em carroças para aproveitamento do material orgânico é insuficiente para limpar a beira-mar por completo, segundo os moradores da comunidade.

“A questão é de limpeza pública”, acrescentou Rodrigo Peixoto sobre o recolhimento do lixo na praia que recebe um grande fluxo de banhistas durantes os finais de semana. O serviço de coleta do lixo domiciliar acontece diariamente, com uso de um trator que reboca um carroção para transporte dos sacos, trabalho de responsabilidade da prefeitura de Piaçabuçu, mas que não se estende à retirada da alga marinha.

A força dos ventos que jogou a alga na areia trouxe até bagres em meio ao sargaço, o que permitiu aos moradores pescar o peixe em terra firme, conforme relatos passados à redação do aquiacontece.com.br. Com a permanência do material na beira-mar, o processo de apodrecimento vai causar um mau cheiro insuportável no Pontal do Peba nos próximos dias, como já ocorreu em outras oportunidades.

Fonte: Aqui Acontece

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos