Prédio da nova Câmara será construído após concurso nacional

Ascom CMMVereadores, engenheiros e técnicos visitaram local onde será instalada nova Câmara

Vereadores, engenheiros e técnicos visitaram local onde será instalada nova Câmara

Será por meio de um concurso nacional promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil que vai ser escolhido o projeto do novo prédio que abrigará a Câmara Municipal de Maceió. O edital abrindo a concorrência será lançado até o final deste mês e os profissionais terão dois meses para pensar num imóvel com design moderno e que possa abrigar os gabinetes dos 21 vereadores. Os recursos para a construção da sede futura da Casa de Mário Guimarães já estão garantidos numa conta do Poder Legislativo.

A ideia de lançar um concurso nacional para que arquitetos do País inteiro possam desenhar da estrutura física do novo Parlamento da capital alagoana partiu do presidente Galba Novaes (PRB). “Tenho certeza que vamos ter nessa disputa projetos de excelente qualidade. Serão profissionais do Brasil inteiro querendo mostrar a sua competência. Além disso, o vencedor vai ganhar um prêmio em dinheiro”, explicou Novaes.

O edital divulgando o lançamento do concurso deverá estar pronto até o dia 30 deste mês. Ele trará as regras para participação na seleção e serão premiados os três melhores trabalhos. Os valores dos prêmios ainda estão sendo definidos pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió.

E para que o concurso possa ser realizado, ainda esta semana, o Poder Legislativo estará assinando um contrato com o Instituto de Arquitetos do Brasil.

Projeto terá o aval das entidades legais
Para evitar quaisquer problemas durante a execução da obra, inclusive, embargos que possam ser feitos pelos órgãos ambientais e de infra-estrutura, o projeto do novo prédio terá que ser aprovado, antes de ser escolhido, pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, pela Secretaria Municipal de meio Ambiente e pela Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano. “É uma garantia que teremos que o projeto seguiu o Código Municipal de Meio Ambiente, o Código de Postura e Urbanismo de Maceió e as demais legislações pertinentes à construção predial”, informou o presidente.

De acordo com Rafael Tavares, presidente do IAB, o concurso, além de estimular a participação de arquitetos de todo o País, vai oferecer à Câmara Municipal de Maceió um prédio com design moderno, pensando especialmente para as próximas décadas. “Tenho certeza que teremos um dos Poderes Legislativos mais bonitos e cômodos do Brasil”, disse ele.

A futura sede será construída na área da frente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins. O terreno, que foi cedido pela Prefeitura de Maceió, tem aproximadamente 2,8 mil m² e vai abrigar 21 gabinetes para cada um dos vereadores, alguns gabinetes de reserva, salas administrativas e estacionamento. Todos os detalhes da área escolhida foram discutidos numa reunião, que aconteceu na tarde de hoje (05), na própria SMTT, com o superintendente José Pinto de Luna (PT).

E os s recursos para a construção já estão garantidos e reservados numa conta do Parlamento. Eles são na ordem de R$ 6 milhões. “A verba está só a espera da construtora que ganhar a licitação. Em julho acaba o prazo de inscrição no curso, nesse mesmo mês uma comissão julgadora escolherá o melhor projeto e, a partir daí, lançaremos o edital para a construção do imóvel. Nossa expectativa é inaugurar o prédio no início de 2012”, acrescentou Galba Novaes.

Fonte: Ascom CMM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos