Não há solução em curto prazo para ‘apagões’ em Alagoas

Flávia Duarte/Alagoas24horasLeonardo Lins, diretor de operação e de planejamento e expansão da Eletrobras

Leonardo Lins, diretor de operação e de planejamento e expansão da Eletrobras

Sem solução em curto prazo, os alagoanos deverão continuar sofrendo com os constantes ‘apagões’. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, dia 12, o diretor de operação e de planejamento e expansão das empresas distribuidoras da Eletrobrás, Leonardo Lins, afirmou que o problema apenas será solucionado quando houver a troca das redes de distribuições por equipamentos mais modernos, o que está previsto para acontecer até meados de 2013.

O diretor – que está em Alagoas desde a última quinta-feira, quando teve início as constantes interrupções no fornecimento de energia no estado – afirmou que os problemas registrados, principalmente neste final de semana, foram causados por fenômenos naturais, chuvas e ventos. Lins relatou os problemas pontualmente. Segundo ele, o problema no município de Campestre, que passou 48h sem energia, teria sido provocado por uma árvore que caiu sobre a rede de transmissão.

Ainda segundo o diretor, para recuperação desta rede danificada os técnicos realizaram “todo o esforço que foi possível. Não podemos nos queixar que não houve empenho no atendimento. Eles fizeram o trabalho emergencial”, disse.

Já o problema em Maceió, onde diversos bairros tiveram o fornecimento de energia interrompido diversas vezes, Leonardo Lins explicou que o problema na capital é que as redes de distribuição são antigas e precisam ser modificadas por equipamentos mais modernos, com fios isolados.

O investimento para modernização da rede já existe, na ordem de R$ 105 milhões, que deverão ser aplicados até o ano de 2013.

Como paliativo, até a modernização das redes, a Eletrobrás pretende antecipar a compra de equipamentos de religação automática em postos estratégicos da cidade. Atualmente, as chaves têm aberturas manuais, necessitando sempre da presença de técnicos para restabelecer a energia nos bairros.

“Os equipamentos são inteligentes e fazem a religação automática. O técnico apenas vai ao local caso o problema seja permanente”, destacou o diretor reforçando que apenas com esse equipamento deverá diminuir o tempo de interrupção de energia.

Leonardo informou que Maceió já conta com 45 equipamentos de religação automática instalados e a previsão é de que mais 48 sejam instalados. “Mais 200 equipamentos estão sendo adquiridos só para Alagoas. A compra passa por licitação e deve demorar um período mínimo de seis meses”, afirmou.

Está previsto ainda para os próximos meses o aumento na equipe de atendimento aos consumidores. Hoje, a Eletrobrás trabalha com 34 equipes em Maceió e 64 em todo o estado. Após um estudo, está previsto o aumento no número de equipes, que deverá chegar a 42 na capital e 90 num total. “A licitação para contratação deste serviço está em curso. Durante a análise, não estava previsto o aumento no atendimento de Maceió, mas assim que concluído o processo vamos buscar um aditivo para mais 25% no número de equipes”, justificou.

Call Center

Já o problema de atendimento ao consumidor através do número 0800 não há previsão para que o atendimento seja satisfatório. “O Call Center não está no ponto ideal, as pessoas estão sem acesso. A licitação para ampliação de funcionários para o atendimento – dos atuais 49 posições/dia para 300 posições/dia – depende da análise do Tribunal de Contas da União, que detectou um problema com a empresa que venceu a licitação. A empresa não estaria atendendo as regras do edital e isto está sendo analisado. O processo já está no TCU há dois meses e estamos esperando este retorno”, concluiu.

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