Igreja Católica divulga programação da Semana Santa

Ascom/Arquidiocese de MaceióMissa de Ramos iniciou ritos da Semana Santa

Missa de Ramos iniciou ritos da Semana Santa

Os ritos da Semana Santa, período em que os católicos de todo o mundo relembram a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, tiveram início neste domingo na Catedral Metropolitana de Maceió com a tradicional celebração do Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, sendo aclamado rei pela multidão.

Na ocasião o celebrante, arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz ressaltou a importância dos ritos da Semana Santa e fez um apelo aos fiéis para que evitem o consumismo, que desrespeita o calendário litúrgico da Igreja.

A Arquidiocese de Maceió divulgou nesta segunda-feira, 18, a programação da Semana Santa, confira!

Programação

Quarta-feira 19 horas – Ofício das Trevas, um antigo Ofício Litúrgico e muito apreciado por toda a Igreja. Ele juntava lições e salmos em um belíssimo texto retirado do breviário e é rezado junto com a comunidade. Chama-se das trevas porque ao longo do Ofício apagam-se as luzes da Igreja que termina em escuridão.

Quinta-feira 09 horas – Missa do Crisma que marcada por dois momentos fundamentais: a Bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo; e a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo. Às 19 horas – Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés. É a missa em que se celebra última ceia de Jesus com seus apóstolos e também quando Ele institui a Santa Eucaristia.

Sexta-feira 12horas – Ofício da agonia, um Ofício de leituras deste dia em que o presidente não sobe ao presbitério, não saúda o povo e não dá a bênção final.
Às 15 horas – Celebração da Paixão do Senhor. Solene ação litúrgica que acontece pelas 15 horas para atualizar no tempo a Paixão e Morte de Nosso Senhor. Não é celebração Eucarística. Às 17 horas – Procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro de Maceió.

Sábado 22 horas – Vigília Pascal, não faz parte do sábado, nem tampouco, é a última ação litúrgica deste dia, mas a primeira celebração litúrgica do Domingo da Ressurreição.

Domingo 17 e 19h30 – Celebração Eucarística do dia, em que a Igreja celebra a alegria pascal.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos