Paralisia: Mais de 200 mil já foram imunizadas

Crianças devem tomar a vacina contra paralisia infantil
Crianças devem tomar a vacina contra paralisia infantil

Dados parciais da Campanha de Vacinação contra paralisia infantil em Alagoas divulgados nesta terça-feira (21) mostram que 202.031 crianças já foram imunizadas contra a pólio, isso corresponde a 73,08% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Em relação à campanha de vacinação contra o sarampo, rubéola e caxumba 212.347 crianças foram vacinadas, correspondendo a 63,38% .

A campanha, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com o Ministério da Saúde e os 102 municípios, foi iniciada no 13 de junho. A vacinação contra paralisia infantil será encerrada nesta quarta-feira (22) e a do sarampo vai até o dia 22 de julho. O objetivo da campanha é vacinar 276.467 crianças menores de cinco anos contra paralisia infantil e 335.015 crianças entre um ano e menores de sete anos contra o sarampo, rubéola e caxumba nos 102 municípios para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 95%.

A gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, reforça que os pais levem seus filhos para vacinar, porque a paralisia infantil e o sarampo são doenças graves. “A vacina tríplice viral, disponível na rede pública, é eficaz contra sarampo, rubéola e caxumba”, informa a gerente do PNI, ressaltando o apoio da Sesau aos municípios para atingir a meta de vacinação.

Sarampo – A campanha contra o sarampo foi antecipada em oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul) para manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus, uma vez que, neste momento, há surto da doença na Europa. Com a chegada das férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros para o exterior.

O Ministério da Saúde utilizou três critérios para selecionar os oito estados que iniciaram a vacinação das crianças contra o sarampo no último sábado: maior fluxo turístico, densidade populacional e baixa cobertura da vacina tríplice viral nos últimos anos.

Paralisia Infantil – O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação, pois há o risco de importação de casos provenientes de países que ainda registram casos da doença, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos