Dirigentes da Sgap e do Ifal se reúnem para debater convênio

Reeducandos vão trabalhar em outros campi do Instituto.

Ascom/SgapDurante o encontro, a equipe da Sgap apresentou aos diretores do Ifal convênios firmados com outras empresas

Durante o encontro, a equipe da Sgap apresentou aos diretores do Ifal convênios firmados com outras empresas

Representantes da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) se reuniram na última quinta-feira (7), com o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira Costa, para debater a ampliação de um convênio entre as duas instituições. O encontro, realizado na sede do Ifal, no bairro do Poço, visa inserir novos reeducandos no mercado de trabalho.

A parceria entre a Administração Penitenciária e o Ifal já é uma realidade. Reeducandos trabalham no campus de Satuba desde 2001. Com a expansão da parceria, outros custodiados do semiaberto vão poder trabalhar em outros campi. Antes da nova etapa de contratação, diretores e servidores das unidades do Ifal vão conhecer o sistema penitenciário para entender como funciona o convênio na prática.

Durante o encontro, a equipe da Sgap apresentou aos diretores do Ifal outros convênios firmados com empresas, a exemplo da Casal e dos Correios, que também recebem reeducandos do regime aberto e semiaberto. Os representantes do Ifal puderam ver fotos do dia a dia dos reeducandos nos locais de trabalho.

O superintendente adjunto da Sgap, tenente-coronel Marcos Sérgio, participou da reunião acompanhado do diretor de Educação, Produção e Laborterapia, Sérgio Almeida; da gerente de Reintegração Social, Anne Liv; da gerente do semiaberto, Evany Vianei; da gerente Administrativa do semiaberto, Maria Paula, da gerente de Produção e Laborterapia, Cinthya Moreno e do gerente do Núcleo de Reintegração Social, Alan Moura.

“Hoje nós temos fechado um convênio com o Ifal, mas ele é mais específico ao campus de Satuba. Com a conversa de hoje, pudemos mostrar os outros convênios firmados e despertar o interesse do Ifal em expandir o convênio existente para os outros dez campi da Instituição”, explicou o tenente-coronel Marcos Sérgio.

“O convênio com o Ifal existe desde 2001, mas desde setembro de 2009 está ocorrendo uma reestruturação. Isso acontece porque após alguns anos de parceria o convênio passou a ficar esquecido, mas desde a posse do tenente-coronel Carlos Luna, está havendo uma maior preocupação e fiscalização para tratar do reestabelecimento desses convênios”, afirmou a gerente Evany Vianei.

O Ifal tem 11 campi em todo o Estado, e pretende ampliar para 15, com novas unidades em União dos Palmares, Coruripe, Batalha e Rio Largo. O reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa, destacou o trabalho dos reeducandos na unidade de Satuba e falou da importância da reintegração do preso na sociedade. “É possível se pensar ressocialização, apesar de ainda existir preconceito e medo por parte da sociedade”, ressaltou.

Além do reitor participaram da reunião: o pró-reitor de Extensão, Altemir João Secco; a coordenadora de Relações Internacionais, Magda Zanotto e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique Almeida Alves.

Fonte: Ascom/Sgap

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos