Caderneta da Criança deve chegar a Alagoas em 20 dias

O Ministério da Saúde afirma que iniciou distribuição das Cadernetas no dia 8 deste mês.

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira, 25, através de ofício pelo coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança, Paulo Vicente Bonilha Almeida, que iniciou no dia 8 deste mês a distribuição das das Cadernetas de Saúde da Criança para os estados brasileiros. A previsão do Ministério é que dentro de 20 dias chegará à Gerência de Saúde da Criança, da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

A resposta do Ministério da Saúde à população foi divulgada depois que o Alagoas24Horas publicou no sábado, 23, a notícia de que as cadernetas estavam em falta nos municípios alagoanos e alguns estados brasileiros.

Em matéria enviada pela assessoria de comunicação da Sesau, a gerente do Programa de Saúde da Criança, Socorro Marques, da secretaria de Estado da Saúde, ratificou que o atraso ocorreu em função de um problema operacional no ministério, mas que no início deste mês, as primeiras cadernetas começaram a ser enviadas para os estados. E, o recebimento depende do dia em que sair do Distrito Federal, podendo levar 20 dias úteis ou mais.

Segundo Socorro Marques, em 2010, o Ministério da Saúde destinou para Alagoas 39% das cadernetas do quantitativo dos nascidos vivos no Estado em 2009. Todo o material foi encaminhado para os municípios. A falta das cadernetas não interfere no atendimento das crianças e não impede que tenham acesso ao calendário de vacinação.

A gerente explicou ainda que a Secretaria de estado da Saúde é quem recebe as Cadernetas de Saúde da Criança do Ministério da Saúde e, em seguida transfere para os municípios, que por sua vez, destina para as casas maternais. Nas maternidades é feito o registro dos dados e, as informações podem ser acompanhadas pela unidade e pela família.

Fonte: Com informações da Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos