Líder do PT defende aumento de vereadores na Câmara

Alagoas24horasLíder do PT defende aumento de vereadores na Câmara

Líder do PT defende aumento de vereadores na Câmara

O neo-petista Ricardo Barbosa usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Maceió para defender na sessão desta quarta-feira, dia 3, o aumento no número de cadeiras na casa de Mário Guimarães. Barbosa disse que a discussão não é ‘financeira e sim política’.

O vereador, eleito com poucos mais de 400 votos, graças ao coeficiente eleitoral, afirmou que “aumentar o número de vereadores é ampliar a representatividade na Casa legislativa. É dar oportunidade aos líderes comunitários, que muitas vezes não contam com os caciques eleitorais, que transformam em eleitos, aqueles que conseguem 400, 500, 600 votos. Se precisamos cortar na carne, eu corto, em defesa da democracia", afirma ele.

O tema tem sido tratado a passos de tartaruga na Câmara. Após a reprovação maciça da população – segundo enquete do Alagoas24Horas, e pronunciamentos desfavoráveis do presidente da Casa, Galba Novaes (PRB), o projeto que prevê o aumento de vereadores – dos atuais 21 para até 31 – segue em ‘banho-maria’ na Câmara de Vereadores.

Durante o seu pronunciamento, Barbosa fez questão de destacar que o seu posicionamento se dá na condição de ‘líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Casa’.

As novas vagas são destinadas à nova legislatura (2013) e deverão ser definidas nas urnas já nas eleições do ano que vem. A matéria foi lida em plenário e após muita discussão – inclusive da autoria do projeto – seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), cujo presidente, Ricardo Barbosa (PSOL), já declarou que a matéria é constitucional e receberá parecer favorável.

Ao final da sessão, o presidente da Casa informou que irá fazer consulta ao Tribunal Regional Eleitoral para saber da viabilidade de realizar um plebiscito. "O que quero é fazer uma pesquisa. Pretendo contratar uma empresa para fazer uma pesquisa de opinião", afirma Novaes.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos