Segurança pública é prioridade, diz Governo

Ascom/SeplandeCerca de 40 pessoas, entre secretários de Estado, autoridades da área e representantes da sociedade civil, participaram do encontro

Cerca de 40 pessoas, entre secretários de Estado, autoridades da área e representantes da sociedade civil, participaram do encontro

A segurança pública foi tema de mais uma oficina de trabalho do Programa Alagoas Tem Pressa, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) com o suporte técnico da empresa Macroplan, realizada nesta quarta-feira (03), das 10h às 14h. Para debater o assunto e encontrar soluções para Alagoas, foram convidados dois especialistas nacionais. Cerca de 40 pessoas, entre secretários de Estado, autoridades da área e representantes da sociedade civil, participaram do encontro.

O objetivo da oficina foi, através do diálogo com especialistas, aprimorar as ações do Governo para reduzir os índices de criminalidade do estado. O debate é voltado para a consolidação do projeto estruturante do Programa Alagoas Tem Pressa que visa a redução das taxas de homicídio. “Vamos trocar ideias para serem incorporadas aos projetos que estão sendo trabalhados pelo secretariado. O nosso intuito é levantar quais ações não podem deixar de ser feitas para transformar a realidade alagoana no que diz respeito à segurança pública”, destacou o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Segundo o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, o momento é oportuno para usufruir da presença dos especialistas e assim construir o caminho para o enfrentamento da violência em Alagoas. “Precisamos do empenho de todo o secretariado e sociedade civil para que possamos avançar mais rápido e obter melhores resultados”, complementou.

O especialista Sérgio Guimarães Ferreira, que tem publicações em livros na área de segurança pública e atuou no combate à violência no Rio de Janeiro, e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Cláudio Beato, contribuíram para o debate através da troca de experiências e respostas às duvidas dos participantes.

A gestão e questões relativas ao desenvolvimento de políticas públicas foram apontadas pelo professor Cláudio Beato como fundamentais para a melhoria da segurança pública. Segundo ele, o planejamento das ações e a definição de projetos construídos com base na realidade do estado, são prioritários para o alcance de bons resultados. “O grande segredo é estabelecer uma estrutura de governança que envolva as áreas de repressão e prevenção”, ressaltou.
Como representantes da sociedade civil, o jornalista Ênio Lins, o empresário Luiz Antônio Jardim, e o professor doutor Sávio de Almeida destacaram a necessidade de se compreender o contexto histórico de Alagoas no que diz respeito à violência para que se possa combater de maneira eficaz os índices de criminalidade. “São importantes ações como essa, quando o Estado mantém o diálogo com a sociedade civil organizada”, opinou o professor Sávio.

O mapeamento da cidade, monitoramento dos índices e um sistema de informações eficaz da Polícia foram as ações destacadas pela secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos Kátia Born. Já os secretários da Educação e Cultura, Adriano Soares e Osvaldo Viégas, apontaram suas áreas como primordiais para o combate à violência. Segundo Viégas, a escola deve ser tida como um espaço adequado para a construção da cidadania e cultura da paz.

A atuação integrada da Polícia Civil e Militar foi outra questão levantada durante o debate. Para o delegado geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, o planejamento é ideal para a redução dos crimes. “É preciso dispor de mecanismos para que possamos nos antecipar aos crimes e não só tomar soluções imediatistas”, afirmou. Ainda segundo Barenco, é necessário fortalecer a Polícia Judiciária para a repressão ao crime organizado.

O comandante da Polícia Militar, o coronel Luciano Silva, apontou a realização de ações transversais entre órgãos, a regularidade entre a promoção de concursos públicos e o investimento em tecnologia como algumas das medidas que podem aprimorar a segurança pública em Alagoas.

A realização de reuniões periódicas entre delegados e o secretário da Defesa Social foi uma das medidas implantadas no Rio de Janeiro que obteve êxito segundo o especialista Sérgio Guimarães Ferreira. “Os encontros são guiados por dados georreferenciados e, após o final, são elaborados relatórios para aprimorar a segurança pública”, acrescentou. O pagamento de bônus aos policiais de bom desempenho e a oferta constante de cursos multidisciplinar constantes também foram destacadas pelo especialista.

Para o coronel Luna, investimentos voltados para a geração de mais vagas no sistema prisional também devem ser observados pelo Governo do Estado.
Ao final da reunião, o secretário Luiz Otavio Gomes afirmou que todas as sugestões e questões tratadas durante a oficina serão analisadas e discutidas com o governador Teotonio Vilela Filho. “Garantimos o orçamento para ações voltadas para a segurança pública, que é tida como prioridade pelo governador”, reiterou.

Próximos encontros – Ainda serão realizadas mais três oficinas com especialistas nacionais para o aprimoramento dos projetos estruturantes do Programa Alagoas Tem Pressa. Saúde, redução da pobreza e educação serão os temas debatidos nos próximos dias 08, 09 e 14 de agosto, respectivamente.

Fonte: Ascom/Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos