Biometria: Desembargadores eleitorais comemoram resultados

Durante a sessão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) realizada na última segunda-feira (12), os desembargadores eleitores que compõem a Corte comemoraram os resultados obtidos com o recadastramento biométrico em todo o Estado, após quase quatro meses que as atividades se iniciaram em Alagoas.

O diretor-geral do TRE/AL, Marcondes Grace Silva, durante sua exposição sobre a participação que teve no Encontro de Diretores dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país, destacou a responsabilidade assumida pelo presidente da Corte Eleitoral alagoana, desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, em continuar a revisão biométrica no Estado mesmo com as muitas dificuldades enfrentadas no começo do processo.

Ainda segundo o diretor-geral, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Lewandowski, falou da “teimosia” do desembargador Manso, “que mesmo com a chance de suspender o processo de recadastramento biométrico, acreditou em seus servidores e assumiu sozinho o risco de fracassar”. “Hoje, o TRE de Alagoas está sendo referência quando o assunto é biometria. Estamos em primeiro lugar em questão de atendimentos em todo o Brasil e servindo de parâmetro para outros Estados, que brevemente estarão enviando alguns servidores para presenciarem a experiência do recadastramento biométrico em Alagoas”, evidenciou Marcondes Grace.

De acordo com os números do recadastramento biométrico, Alagoas faz diariamente mais de dez mil atendimentos, enquanto o Estado de Sergipe, que também revisará todo o eleitorado, atende cerca de seis mil pessoas. O diretor-geral do TRE de Goiás também estará visitando Alagoas nos próximos dias, buscando encontrar soluções para os problemas enfrentados com a biometria. “Conseguimos o respeito não só do TSE, mas de todos os Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil”, comemorou o diretor.

“Alagoas é um Estado pequenino e serve de referência para os grandes” O presidente do TRE/AL, desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, parabenizou a comissão responsável pela biometria em Alagoas e disse estar muito contente com os resultados obtidos, mesmo com tantas dificuldades.

“Alagoas é um Estado pequenino dentro do contexto nacional, podemos assim dizer, competindo com Estados do Sul e Sudeste, e nós estamos proporcionalmente em primeiro lugar. Mas isso aconteceu com muito sacrifício, com a superação de várias adversidades, e hoje somos referência para o país”, destacou Manso.

O presidente da Corte Eleitoral disse ainda que “aos poucos nós estamos avançando, nós estamos progredindo, e acreditamos que vamos levar a cabo essa empreitada que nos foi deferida. É tudo muito difícil, muito espinhoso, especialmente quando o assunto é fazer o recadastramento eleitoral em todo o Estado, porque somente Alagoas e Sergipe foram escolhidos pelo TSE para este desafio”.

Os desembargadores eleitorais Elisabeth Carvalho Nascimento, vice-presidente do TRE/AL, Raimundo Alves de Campos Júnior, corregedor regional eleitoral, Henrique Gomes de Barros Teixeira, Antônio José Bittencourt Araújo, Francisco Malaquias de Almeida Júnior e Luciano Guimarães Mata também se pronunciaram durante a sessão plenária, parabenizando a atual administração do TRE e todos os servidores envolvidos diretamente com a biometria.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos