Vereadores protocolam no MP ação para obrigar bancos a pagar multa

Ascom CâmaraVereadores entregam pedido de ação contra os bancos ao procurador geral de Justiça, Eduardo Tavares

Vereadores entregam pedido de ação contra os bancos ao procurador geral de Justiça, Eduardo Tavares

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Novaes, acompanhado dos vereadores Silvio Camelo e Ricardo Barbosa, protocolou hoje (15), no Ministério Público Estadual, uma ação de cobrança pelo descumprimento da lei municipal que obriga os bancos a instalarem painéis opacos, de 1,80 metros de altura, para evitar assaltos nas saídas das instituições. Eles foram recebidos pelo procurador geral de Justiça, Eduardo Tavares, e pelo procurador Afrânio Roberto de Queiroz.

Na ocasião, Eduardo Tavares declarou apoio total à medida e prometeu dar encaminhamento ao processo. “As leis precisam ser cumpridas e o Ministério Público irá adotar as medidas necessárias para garantir isso. Principalmente quando o assunto envolve a segurança da população”, frisou o procurador geral de Justiça.

Os vereadores também entregaram o documento à promotora de Defesa do Consumidor, Denise Oliveira. Ela ressaltou o descaso das instituições bancárias com a segurança da população. “Iremos aplicar nossas prerrogativas para que o descumprimento da lei seja punido com multa diária de um salário mínimo”, salientou.

Galba Novaes afirmou que os bancos estão tratando a legislação municipal como se não fosse lei. “A lei existe há dois anos e até hoje não vem sendo cumprida pelas instituições bancárias. As leis municipais são as que estão mais ligadas à população. A penalidade para o descumprimento da legislação em vigor é de um salário mínimo por dia. Vamos exigir, através do Ministério Público, que os bancos paguem essa multa retroativa e os recursos arrecadados serão revertidos para instituições filantrópicas”, frisou.

O vereador explicou que essa lei funciona em João Pessoa e que naquela cidade os crimes nas saídas de bancos foram reduzidos em 57%. Ele acrescentou que o metro quadrado dos painéis opacos custa R$ 90,00, instalado. “Os bancos privados lucraram R$ 6 bilhões, líquido, no quadrimestre. Eles têm condições de fazer o investimento, mas não fazem por deboche, desrespeitando a população e com fé na impunidade”, informou o presidente da Câmara.

“O consumidor está sendo assaltado e essa é a conseqüência do descumprimento da lei. Os bandidos vêem o cidadão sacar o dinheiro porque não tem os painéis opacos. Parece que os bancos gostam que as pessoas sejam assaltadas para elas irem pedir empréstimo e pagar juros exorbitantes”, completou.

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos