Cardiologia: Especialista profere palestra em Maceió

GoogleGoogle

Considerado o “pai da cardiologia intervencionista brasileira”, o médico José Eduardo Moraes Rego Sousa estará em Maceió nesta quinta-feira (06), para participar de Simpósio promovido pelo Hospital do Coração de Alagoas, que irá batizar seu serviço de cardiologia intervencionista com o nome do profissional – pioneiro em diversos procedimentos e técnicas no mundo. No Simpósio, Dr. José Eduardo abordará o tema “Implante Percutâneo de Válvula Aórtica”.

A médica Amanda Guerra Sousa, diretora do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), falará sobre “Stents Farmacológicos”. Entre os convidados do Simpósio, que acontece às 18h30, no auditório do Hospital do Coração, também estão os médicos Enilto T. do Egito e Marcos Barbosa, renomados cardiologistas do HCor-SP.

José Eduardo Sousa realizou, em 1966, a primeira cinecoronariografia no Brasil (procedimento que permite a análise das artérias coronarianas). Vinte anos depois, fez o primeiro implante bem-sucedido de stent no país. Em 2001, publicou o primeiro relato internacional mostrando que stents revestidos com drogas, no caso a Rapamicina, praticamente anulam a reestenose coronariana, problema considerado o “calcanhar de Aquiles” da angioplastia.

“Na verdade, o grande homenageado com esse batismo do serviço é o HCor de Alagoas. A aceitação da nomeação pelo Professor José Eduardo, sem dúvida, é um atestado do alto padrão de qualidade do nosso hospital”, destaca Dr. Ricardo César Cavalcanti, diretor do Hospital do Coração de Alagoas e ex-aluno do homenageado, acrescentando que o Simpósio estreita ainda mais os laços entre o hospital alagoano e o paulista, ambos referência em tratamentos cardiológicos.

O Professor-Doutor José Eduardo dirigiu o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia entre 1983 e 2004, transformando-o na maior instituição cardiológica da America latina. Atualmente, é diretor médico e chefe do serviço de cardiologia intervencionista do Hospital do Coração da Associação do Sanatório Sírio. Além de dirigir o Dante Pazzanese, Dra. Amanda Sousa é professora livre-docente de Cardiologia pela Universidade de São Paulo.

Fonte: Ascom/Hospital do Coração

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos