Ato marca luta em defesa da reforma psiquiátrica

Conselhos quer rede de atenção pública para usuários de drogras.

Os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress/AL) e de Psicologia (CRP/AL), além outras entidades ligadas à saúde, irão realizar uma panfletagem nesta segunda-feira (10), às 14h, em defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. A atividade acontecerá no Calçadão do Comércio, no Maceió Shopping , Pátio Maceió, na Ufal, Fits e Cesmac.

Pela manhã, a partir da 8h, o grupo também participará do IV Fórum Regional de Saúde Mental, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento será realizado na Sociedade de Medicina Alagoas, situada na Rua Barão de Anadia, n° 5, próximo às lojas Americanas, na praia da Avenida.

Para a representante da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Federal de Serviço Social (Cfess), Rosa Predes, é necessário uma reforma psiquiátrica em defesa dos direitos humanos e contra os abusos cometidos aos usuários e familiares que necessitam dessa assistência. “A internação não pode ser usada como único e principal recurso”, explica Predes.

Segundo a secretária do Cress, Tereza Tenório, em muitos casos o usuário de drogas sofre violação de direitos e é colocado em situações desumanas e degradantes. Muitos serviços voltados a esse público, fala Tenório, não possui estrutura e capacidade técnica para funcionar.

“Remete-se a problemática das drogas apenas a uma questão jurídica e espititual, mas trata-se de um problema de saúde pública. Por isso, conclamamos a implantação de uma rede de atenção pública, com diversos dispositivos de cuidado no convívio social. Nosso objetivo é cuidar do usuário de drogas através da intersetorialidade das políticas públicas e não segregá-los em novos manicômios”, defende Tereza Tenório.

Fonte: Cress/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos