Aumento de 600% nos homicídios leva prefeito a suspender festa

Portal FériasCidade de Paulo Jacinto

Cidade de Paulo Jacinto

O aumento no número de crimes de homicídio na cidade de Paulo Jacinto – distante 116 quilômetros da capital alagoana – ameaça a suspensão da festa popular de emancipação do município, prevista para acontecer em dezembro deste ano. O prefeito Marcos Lisboa (PSB) alega que suspenderá as comemorações caso o efetivo policial na cidade não seja reforçado.

O prefeito informou que atualmente apenas três policiais militares fazem a segurança dos mais de 7,4 mil habitantes – segundo censo 2010. Ainda segundo a prefeitura, os crimes de homicídio no município deram um salto de 600%. Os dados apontam que em 2010, o município teria registrado dois crimes de homicídio. Já nos dez primeiros meses deste ano, foram registrados 12 assassinatos.

“É necessário que estes criminosos sejam identificados e presos para que os atos de violência parem imediatamente. A polícia já conseguiu identificar os pontos de drogas, mas devido ao pequeno contingente de apenas três militares não há condições de solucionar o problema”, destacou o prefeito.

Lisboa cobra mais empenho da Secretaria de Defesa Social no combate à violência da pequena cidade do agreste alagoano. “Não temos como garantir que mais pessoas venham morrer durante as festas. Queremos a paz em nossa cidade. Falta segurança, falta efetivo… Por isso peço que o governo e os órgãos de segurança pública tomem uma atitude para que Paulo Jacinto volte a ser uma cidade tranquila”, disse.

Devido à violência, Marcos Lisboa cogita a suspensão da festa que faz parte do calendário festivo da cidade, que deverá acontecer no dia 2 de dezembro. “Não temos como ter festa sem aumento imediato do efetivo da PM e da Polícia Civil”, assegurou.

O pleito do prefeito é acompanhado pelo representante da região na Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Sérgio Toledo (PDT). O parlamentar se disse preocupado com a gravidade dos altos índices de criminalidade em Alagoas, que colocou o estado no topo do ranking nacional de mais violento do país.

“Tenho visto uma situação muito preocupante. Os altos índices de violência só eram registrados no Rio de Janeiro e São Paulo, hoje vemos que a violência em Alagoas é tão grave que começa a atingir municípios pacatos como Paulo Jacinto. Já estive com o secretário de Defesa Social e solicitei que providências fossem tomadas, uma vez que já foram identificados os problemas para o aumento da violência, como os pontos de venda e consumo de drogas, a falta de contingente da PM e a ausência do serviço de investigação, uma vez que o delegado trabalha em outros três municípios”, afirmou o deputado.

Fonte: com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos