Semana Nacional de combate ao AVC tem início nesta terça-feira

IlustraçãoIlustração

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é principal causa de morte no Brasil, e de incapacidade em adultos, com grande impacto econômico e social. Para enfrentar essa epidemia silenciosa, a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO), Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Academia Brasileira de Neurologia, Rede Brasil AVC e a Associação Ação AVC realizam, no período de 23 a 29 de outubro, a campanha da “Semana Nacional do Combate ao AVC”.

O tema “Um em cada seis” foi escolhido para destacar o fato de que hoje uma em cada seis pessoas terá um episódio de AVC, popularmente conhecido como derrame. Os principais objetivos da campanha são: colocar a luta contra o AVC no centro da agenda de saúde global, conscientizar a população sobre a gravidade da doença, divulgar orientações para facilitar o reconhecimento dos fatores de risco e dos sinais de alerta de uma AVC, estimular uma vida saudável e ressaltar a importância do tratamento de reabilitação para os acome-tidos de AVC.

Em Alagoas, a Associação Ação AVC dará início à campanha na cidade de Arapiraca, nesta terça-feira, 25 de outubro, a partir das 9h. A ação acontecerá na unidade do Sesc do município e será aberta com palestra sobre o Movimento Ação Ação AVC. Será montado um estande saúde, com distribuição de informações a respeito do AVC, controle de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, avaliação do IMC, circunferência abdominal e orientações para prevenção.

Em Maceió a ação acontecerá a partir da sexta-feira, 28 de outubro, no Espaço Saúde Unimed, localizado no Corredor Vera Arruda, a partir das 7h. No local haverá palestra sobre o que é o AVC, proferida pela neurologista Lucyana Karla.

Já no sábado será comemorado o Dia Mundial do AVC, com diversas ações no Shopping Pátio Maceió. De acordo com Solange Syllos, coordenadora da campanha em Alagoas, no estande saúde haverá distribuição de informações sobre AVC, controle de glicemia, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, avaliação do IMC, circunferência abdominal e orientações para prevenção e identificação sintomas do AVC.

“Diversos profissionais, médicos e acadêmicos da área da saúde estarão prestando informações e esclarecendo dúvidas. Também faremos cadastramento dos acometidos por AVC para futuro encaminhamento à reabilitação. É importante que toda a sociedade participe desta campanha, que vá ao Pátio Shopping para esclarecer dúvidas e descobrir sobre a gravidade dessa doença”, destacou Solange Syllos.

Durante todo o dia da ação no próximo sábado também serão realizadas mini palestras com os seguintes temas: Fatores de risco nutricionais; Impacto na qualidade de vida pós AVC para o paciente e a família; A importância da atividade física na prevenção; O que é AVC; Fatores cardiovasculares; Reabilitação é possível.

O que é a Associação Ação AVC
Em Maceió a Associação Ação AVC nasceu da união de esforços e iniciativas de empresas, instituições, faculdades, hospitais, médicos e profissionais de diversas áreas e inseriu Alagoas nesta importante campanha. Em 2010 foi realizada a primeira versão da Campanha “Um em Cada Seis”. Ano passado, das pessoas que passaram pelas avaliações dos profissionais 38% apresentaram pelo menos um fator de risco com alterações. Os dois fatores mais significativos foram a pressão arterial alterada (39,8%) e peso acima do normal (64,4%).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos