SMS implanta biometria para confirmar serviços do SUS

Ascom/SMSSMS implanta biometria para confirmar serviços do SUS

SMS implanta biometria para confirmar serviços do SUS

A capital alagoana se prepara para dar mais um passo no processo de modernização da gestão da assistência pública de saúde. A partir de dezembro, a Secretaria de Saúde de Maceió estará implantando o BioSUS, sistema que fará a confirmação dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde através da identificação digital (biometria). O projeto piloto será iniciado com os pacientes que utilizam os serviços de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e tratamento do glaucoma (dispensação de colírio).

Ao fazer o lançamento do BioSUS com os técnicos da Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), o secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro, frisou que a iniciativa se alia aos esforços implementados pelo Ministério da Saúde no sentido de conferir transparência à utilização dos recursos da Saúde e garantir o acesso dos usuários aos serviços do SUS.

“Estamos trabalhando na criação dos instrumentos que promovam melhorias na gestão do SUS no município, facilitando a gestão da atenção básica, especialmente, do ponto de vista administrativo. O novo sistema permitirá a Maceió não só identificar fielmente quem são seus usuários, mas também distribuir seus recursos com mais eficiência no atendimento das grandes demandas dessa população”, reforçou Loureiro.

Nesta primeira etapa do processo, o novo sistema de atendimento atingirá apenas os pacientes que fazem tratamentos continuados. Em relação a esses usuários, o município vem realizando, através do SUS, uma média mensal de 9 mil procedimentos em nefrologia (hemodiálise), 10 mil em quimioterapia e 8 mil em radioterapia. No tratamento do glaucoma foram atendidos cerca de 18 mil pacientes nos últimos três meses.

Ainda de acordo com o secretário, para estender o procedimento a todo o sistema de atendimento, o município solicitará, oficialmente, ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Ministério da Justiça, a base cadastral dos eleitores, assim que for encerrado todo o recadastramento biométrico.

Para modernizar a gestão do SUS em Maceió, o primeiro passo dado foi a reformulação do Sistema de Regulação (CORA), que hoje consegue responder com mais eficiência às demandas da população, com o agendamento de consultas especializadas, exames e procedimentos cirúrgicos. No mês passado foram registrados 185.409 procedimentos agendados pelas unidades de Maceió e 44.266 pelos demais municípios alagoanos. Apesar dos avanços, o município ainda precisa vencer um desafio: o índice significativo de evasão. “Em média, cerca de 35% dos usuários não comparece à consulta ou procedimento, por variados motivos, prejudicando o atendimento de outras demandas pelo serviço. É detectando e ajustando falhas como essa, que seguimos com o objetivo de aprimorar a assistência da saúde no município”, frisa Loureiro.

Fonte: Ascom/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos