Excesso de paracetamol eleva risco de morte

GoogleParacetamol

Paracetamol

RIO – Tomar paracetamol em excesso pode ser fatal. O medicamento produz uma overdose difícil de ser detectada a tempo de evitar a morte. Este alerta foi feito em pesquisa recente publicada no “British Journal of Clinical Pharmacology” pelo médico Kenneth Simpson. Professor da Universidade de Edimburgo e chefe da equipe de transplante de fígado do hospital universitário, Simpson alerta que as overdoses costumam ocorrer quando as pessoas sentem dor e tomam repetidas doses de paracetamol a fim de aliviar os sintomas.

– Os pacientes que apresentam overdose de paracetamol são aqueles que tomaram o medicamento repetidas vezes, pensando que uma dose maior poderia acabar com a dor. O resultado é o acúmulo da droga no sangue, levando à insuficiência hepática – avalia o médico.

O Dr. Simpson e sua equipe analisaram dados de 663 pacientes que tinham sido admitidos na Enfermaria Real de Edimburgo, entre 1992 e 2008, com lesão hepática. Eles descobriram que 161 pacientes tinham tomado overdose de paracetamol, sendo os comprimidos escalonados num período relativamente curto, geralmente para aliviar uma variedade de dores comuns, como dores abdominais ou musculares, cefaleia e dor de dente.

– Ao chegar ao hospital, esses pacientes apresentavam sintomas de overdose, estando propensos a ter problemas de fígado e no cérebro. Eles requeriam diálise renal imediata ou precisavam de ajuda para respirar. Ou seja, tinham mais risco de morrer do que as pessoas que tomaram uma grande dose única – diz Simpson.

Ele diz que as doses repetidas vão se acumulando no organismo e que estes pacientes precisam ser monitorados de perto. O exame para medir o nível de paracetamol no sangue é essencial para que haja uma avaliação médica capaz de estancar a reação em cadeia que leva à insuficiência hepática. E alerta que muitos morrem por falta de um diagnóstico certo ou de atendimento médico adequado, já que a overdose do medicamento é de difícil diagnóstico. Em alguns casos os danos são tão graves que o paciente entra na fila para transplante de fígado.

Fonte: O Globo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos