Plano de Reestruturação do Neas é oficializado

AssessoriaAssessoria

O governador Teotonio Vilela Filho se reuniu, na manhã dessa segunda-feira (5), no Palácio República dos Palmares, com secretários de Estado, Poder Judiciário, Ministério Público, entre outros, para definir suas atribuições dentro do Plano de Reestruturação no Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas).

Segundo o governador Teotonio Vilela Filho, o objetivo da reunião foi para mostrar a disposição do Governo em melhorar o atendimento socioeducativo no Estado. “Não quero que ninguém pense que existe um descaso com aqueles menores. Estamos aqui para dar um formato institucional e para criarmos uma ação conjunta que melhore a vida do menor infrator, possibilitando a ressocialização. Temos tido uma preocupação grande com a questão das drogas. Hoje, se fomos analisar o que está por trás de cada homicídio cometido, 90% é por conta do tráfico. Por isso trabalhamos tanto essa questão, desde a criança, através do programa Educação Para a Paz nas Escolas”, disse.

No encontro, os secretários do Gabinete Civil, Saúde, Cultura, Trabalho, Defesa Social, Desenvolvimento Social, Mulher, Cidadania e Direitos Humanos se mostraram abertos e dispostos a ajudar no que for necessário dentro das atribuições de cada secretaria.

“Quando um menor chega a alguma das Unidades, queremos que ele mude seu caráter, que pense em ressocialização, e não em criminalidade. Existem diversos métodos políticos para mudança desse quadro existente hoje, as ideias são geniais e precisam, de fato, acontecer”, disse o secretário da Paz, Jardel Aderico. “Depois de muito estudo, vimos todas as necessidades das Unidades, que foram postas nesse Plano, e que precisa da parceria de todas as Secretarias”, completou.

Ao todo, o Plano, que será decretado, tem 150 ações setoriais para serem colocados em prática no período de 12 meses, através de seis eixos: administrativo, pedagógico, de saúde, segurança, egresso e meio-aberto. Além do Plano, ainda ficam decretadas a comissão intersetorial, formada por um representante de cada Secretaria, e uma comissão intrasetorial, formada por membros do Ministério Público, Poder Judiciário, entre outros.

De acordo com o corregedor-geral de Justiça, desembargador James Magalhães, o problema da dependência química também é um eixo de grande importância para ser tratado nesse novo plano. “A droga afeta todas as camadas sociais, é difícil, hoje em dia, você conversar com qualquer pessoa, e ela não ter um problema de dependência química na família. A droga, em especial o crack, chegou e temos que saber conviver com isso. Na última visita que fiz ao Neas, fui às Comunidades Terapêuticas que vão acolher os menores infratores que são dependentes químicos”, destacou.

“Eu gostaria, enquanto viva e como cidadã, ver o resgate dos menores carentes, dependentes químicos, e todas essas pessoas que parecem ser esquecidas. Temos que enxergar o outro, temos que ter vigor, temos que ter vontade de fazer, e de sermos seres humanos”, disse a desembargadora Nelma Padilha.

Também participou do evento, o deputado federal Givaldo Carimbão.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos