Após reparos, Catedral Metropolitana será entregue em dezembro

Adailson Calheiros/Agência AlagoasCatedral Metropolitana passou por obras de restauração

Catedral Metropolitana passou por obras de restauração

Quem passa diariamente pela frente da Catedral Metropolitana de Maceió, localizada no Centro da cidade, já observa as mudanças após a retirada dos andaimes para restauração das torres sineiras da igreja. Após processo de melhorias em sua estrutura física, a importante obra arquitetônica, construída no século XIX, chama a atenção pela imponência e beleza.

A Catedral Metropolitana passou por reparos em sua estrutura física e com a conclusão do restauro das torres sineiras, será entregue simbolicamente aos alagoanos este mês, quando será realizada a solenidade de entrega da obra.

Segundo a diretora do Pró-Memória, Ariana Moraes, com a realização da obra, a Catedral Metropolitana de Maceió recebeu substituição de reboco, nova pintura, melhorias na iluminação e nas instalações elétricas, além da restauração das torres sineiras, onde foi realizado um trabalho minucioso de recuperação dos azulejos portugueses existentes nas torres.

Para a execução do trabalho, foi contratado o restaurador baiano Estácio Fernandes, que iniciou o procedimento com aplicação de herbicida para remover a vegetação existente nas torres e posterior reaproveitamento das peças originais.

Depois da remoção das peças, foi realizada a intervenção, a limpeza química e mecânica do biscoito e vidrados dos azulejos, seguida de colagem das peças encontradas partidas, utilizando fragmentos originais encontrados no monumento.

Entre os trabalhos que Fernandes já fez pelo Brasil, estão o restauro de fixação dos vidrados dos azulejos do Convento de São Francisco, em Salvador, e o segundo maior conjunto de azulejaria portuguesa. Ainda na Bahia, fez o restauro dos azulejos internos e das torres da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, situada no Pelourinho.

A parceria para execução das obras de restauração envolveu o Ministério da Cultura (MinC), contrapartida do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Tombada em 1988 pelo Governo de Alagoas, a Catedral aguarda tombamento pelo Patrimônio Arquitetônico Nacional.

O secretário de Estado da Cultura destaca a importância do tombamento da Catedral também em nível federal. “Tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados”, justificou.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos