Estado discute Atenção Básica com municípios

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Atenção à Saúde, vai cobrar dos secretários municipais que seus municípios apresentem maior empenho e melhores resultados na Atenção Básica, em função da crescente demanda registrada no Hospital Geral do Estado, dentre os quais Maceió. O encontro para discutir o tema será às 11h, na sede do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/AL), localizado na rua do Colégio Marista, Farol, ao lado da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Ainda nesta reunião, outros temas, como os programas lançados no ano passado pelo governo, como Promater, Provida e Prohosp serão discutidos; A descentralização do Samu para mais quatro municípios até o final de fevereiro (Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Penedo e São Miguel dos Campos) também estará em pauta.

Dados do HGE revelam que a superpopulação na unidade, que ainda não está operando com sua capacidade máxima em função da reforma da antiga Unidade de Emergência Armando Lages ainda está em andamento, está concentrada na área azul. Essa área foi destinada a atendimentos ambulatoriais, que poderiam ser facilmente resolvidos nos Postos de Saúde municipais (conhecida na linguagem técnica como Atenção Básica).

Outra questão importante é que o governo federal em parceria com os estados e municípios lançou como desafio reduzir a mortalidade infantil até 2010, em 10%, medida que cobrará dos municípios dedicação redobrada para o cumprimento das metas. O plano de ação dessa campanha foi discutido com governadores do Norte e Nordeste na semana passada em encontro que contou, também, com a presença de secretários de Saúde dessas duas regiões, do presidente Lula e ministros de Estado.

No próximo dia 10 de fevereiro, haverá encontro do presidente Lula e prefeitos dessas regiões para apresentação do plano de combate às desigualdades sociais, com ênfase para a mortalidade infantil. Norte e Nordeste são regiões que apresentam indicadores sociais muito tímidos e cobra dos gestores públicos medidas mais ousadas e estratégias práticas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos