Rede estadual inicia ano letivo na segunda

O ano letivo de 2009 começa na próxima segunda-feira (9). Das 345 escolas da rede estadual, 239 iniciam as atividades. Esse quantitativo representa quase 70% dos estabelecimentos de ensino, grande parte localizada no interior do Estado. Cerca de 190 mil, dos 257 mil alunos matriculados na rede voltam às aulas. Até o final de abril, todas as escolas da rede estarão atualizadas no calendário escolar deste ano.

“As escolas que definiram outra data para iniciar o ano letivo de 2009 foram as que não concluíram as atividades do ano passado e estão desenvolvendo um calendário especial”, revela o superintendente de Gestão da Educação Básica da SEE, professor Neilton Nunes.

Essas unidades de ensino, em sua maioria, estão repondo aulas específicas para finalizar a quantidade de horas-aula definida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação. “O recomendado é que as atividades de 2009 só iniciem após o término das atividades de 2008, mesmo que poucas turmas ainda estejam tendo aulas”, acrescenta Nunes.

Ainda segundo o professor, uma das metas deste ano é trabalhar as escolas para unificar o início do ano letivo em 2010. “A boa gestão da escola Geraldo Melo, por exemplo, cujo ano letivo será iniciado no final de abril, criou mecanismos que irão garantir essa condição. A escola vai abrir aos finais de semana, para poder concluir o ano letivo de 2009 em dezembro, atendendo o que estabelece a LDB quanto às horas-aula e dias letivos”, explica. Outra medida, é que nenhuma intervenção ligada à construção, adequação, reforma em escola será realizada sem que antes seja feito um planejamento para viabilizar a intervenção sem prejudicar a rotina escolar.

Informatização — O sistema de informatização das matrículas está garantido para o próximo ano, garante o coordenador de Tecnologia da Informação da SEE, Armando Lobo. De acordo com ele, a proposta do sistema é garantir a centralização de informações sobre a matrícula deste ano letivo. Para isso, as escolas deverão alimentá-lo com os dados da sua unidade escolar, de forma sistematizada.

“Não se trata de uma matrícula informatizada. É um sistema simples, pelo qual poderemos acessar dados como o número de alunos matriculados nas diferentes modalidades e níveis de ensino, por município ou Coordenadoria de Ensino, bem como por turnos de estudo”, explica Armando.

Na sua opinião, a ação vai solucionar um problema antigo na rede estadual: a concentração de informações. “Quando quisermos saber, por exemplo, o número de alunos novos na rede, basta solicitar através desse sistema”, garante ele.

Confira as escolas que começam as aulas na próxima segunda: oito unidades na região que abrange os bairros da Cambona, Bebedouro, Canaã, Farol, Bom Parto, Pitanguinha, Ponta Grossa, Prado, Trapiche e Vergel do Lago, além do município de Marechal Deodoro; outras dez unidades escolares situadas nos bairros da Gruta de Lourdes, Jacintinho, Feitosa, Sítio São Jorge, Poço, Jaraguá, Pajuçara, Ponta da Terra, Reginaldo, Jatiúca, Santo Eduardo, Jacarecica, Riacho Doce, Ipioca, Paripueira e Barra de Santo Antonio); mais 11 escolas distribuídas nos bairros Benedito Bentes, Chã da Jaqueira, Inocoop, Clima Bom II, Fernão Velho, Tabuleiro, Graciliano Ramos, Osman Loureiro, Rio Novo, Santa Lúcia e Santos Dumont; e duas localizadas no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) — as escolas José da Silveira Camerino e José Correia da Silva Titara. As demais unidades do Cepa iniciam o ano letivo no dia 5 de março.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos