Condições insalubres são flagradas no interior

Em visita à Vara do Trabalho, à Vara Federal e ao Cartório Eleitoral, na cidade de Arapiraca, o Sindjus/AL constatou vários problemas enfrentados pelos servidores em seus locais de trabalho. Em destaque, a Vara do Trabalho que apresenta condições insalubres de trabalho. A visita do Sindjus foi realizada no dia 22 de janeiro.

Nas varas, os coordenadores Jurídicos do Sindjus Paulo Falcão e Marcus Robson ressaltaram a importância da luta pela aprovação do nosso Plano de Carreira, destacando que se a categoria não partir para a mobilização, “perderemos a possibilidade de construirmos um plano que livre os servidores dos episódicos e irrisórios aumentos concedidos pelo Governo Federal, que efetivamente proteja nossos salários e valorize nossa carreira”.

Situação é grave na VT

Construído há 13 anos, o prédio da Vara do Trabalho de Arapiraca está precisando urgente de uma reforma. O local apresenta infiltrações nas paredes, reboco caindo e problema na instalação elétrica. Quando chove, os servidores precisam conter a água da chuva com baldes para evitar que as salas fiquem alagadas. Na sala de sessões, o ar condicionado não funciona.

O número de servidores efetivos também é reduzido, são apenas sete. No ano passado, foram ajuizados 1.700 processos. Um número elevado, tendo em vista a quantidade de trabalhadores.

“Por mais que a gente se esforce, sempre tem alguém para tirar férias, e alguém acaba acumulando ainda mais serviços”, disse a servidora Ana Lúcia dos Santos.

Qualquer imprevisto de ordem administrativa, que venha a surgir, necessita de deliberação por parte do Tribunal Regional do Trabalho, e o deslocamento prejudica a solução imediata do problema.

Cartório Eleitoral

Apenas quatro servidores do quadro efetivo trabalham no Cartório Eleitoral de Arapiraca. As dificuldades são muitas, principalmente, a falta de material para expediente. Quando solicitado, a quantidade vem pela metade ou nada é enviado. Por conta disso, os servidores acabam tendo que comprar com seu próprio dinheiro. O acesso à internet ainda é muito restrito.

O servidor do TRE José Alberto Alencar destacou a importância do contato do sindicato com os servidores. “É importante o sindicato estar presente, podendo informar sobre os andamentos do Plano de Carreira, das ações judiciais”, disse. Paulo Falcão explicou que nenhum coordenador do Sindjus possui liberação sindical, o que dificulta o contato com os servidores no interior.

Vara Federal

O principal problema na Vara Federal é a carência de servidores. Para se ter uma idéia, no Juizado Especial da Vara, há apenas três servidores, e mais de mil processos são ajuizados mensalmente. Ao todo, a Vara Federal atende 32 municípios da região.

Audiência

O Sindjus vai solicitar uma audiência com os presidentes do TRT e TRE para tratar das condições de trabalho na Vara do Trabalho e do Cartório Eleitoral de Arapiraca.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos