Projeto prevê criação do Deic

O delegado Leonardo Assunção, da Diretoria de Recursos Especiais, apresentou, nesta segunda-feira, durante a reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública, o projeto para a criação do Departamento Especial de Investigação sobre o Crime Organizado (Deic). Cinco delegacias e mais de 130 policiais devem fazer parte da estrutura do departamento.

Segundo Leonardo Assunção, o Deic contará com cinco delegacias. Serão as seguintes: Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas; de Repressão à crimes Cibernéticos e Pirataria; de Repressão à Assaltos a Instituições Financeiras; de Investigação de Homicídios (especialmente crimes de mando); e Anti-Sequestro.

“É uma forma mais eficaz de se combater o crime organizado e até mesmo facilitar a cobrança por parte da Delegacia-Geral”, explicou Leonardo Assunção, acrescentando que o Deic vai trabalhar, em conjunto, com o Grupo de Combate ao Crime Organizado (G-COC), do Ministério Público, e com os magistrados da 17ª Vara Criminal.

O Deic contará ainda com um núcleo de inteligência, com o Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) e com uma parte administrativa. “O projeto inicial prever que haverá um delegado-diretor do departamento e pelo menos outros cinco delegados titulares e cinco adjuntos para as delegacias”, ressaltou.

Os integrantes do Conselho Estadual de Segurança vão analisar o projeto, mas ainda não foi agendada uma data para deliberação sobre a aprovação do departamento. Para ser implantado na estrutura da Polícia Civil, o Deic também precisa ser aprovado pela Assembléia Legislativa Estadual.

Fonte: PC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos