Sesau realiza curso de manejo em aleitamento

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou, na manhã desta segunda (9), um curso de formação de tutores para o manejo em Aleitamento Materno destinado aos profissionais que vão atuar na Rede Amamenta Brasil, programa do Ministério da Saúde (MS) em que Alagoas se destaca como o primeiro estado do País na implantação. A Rede atua na Atenção Básica com o objetivo de aumentar a prevalência do aleitamento materno.

A capacitação é promovida em parceria com a Maternidade Escola Santa Mônica e tem como instrutora a médica Inês Carvalho, que continua ministrando as aulas até a próxima quarta-feira (11).

De acordo com Inês Carvalho, durante a capacitação os profissionais receberão informações sobre a importância do leite materno, sua composição química e capacidades nutricionais, além do aconselhamento às mães.
"A orientação às mães é a parte mais importante deste trabalho; o profissional de saúde que trabalha no Programa Saúde da Família tem que estar apto a ajudar as mães em questões como o posicionamento e o que fazer no caso de dores na amamentação", explicou.

Participam do evento, 30 profissionais entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais que integram o Programa Saúde da Família em vários municípios do Estado.

Importância da Amamentação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam, exclusivamente, leite materno durante os primeiros seis meses de idade. A partir daí a criança deve ter outros alimentos inseridos em sua dieta como forma complementar, mantendo o aleitamento até os dois anos ou mais.

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que, em média, bebês de seis a oito meses obtêm 70% de suas necessidades energéticas no leite materno. Por isso a importância de aliar a amamentação com alimentos complementares na dieta de crianças com mais de seis meses.

Além de proteger os recém-nascidos contra doenças como diarréias, distúrbios respiratórios, infecções e alergias, a amamentação contínua ajuda a mulher a ter leite mais rapidamente e auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.

A ação de amamentar contribui, ainda, para que a mãe perca mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez. O ato de sugar também é importante para o desenvolvimento da face, da dentição e da fala da criança.

Mortalidade Infantil

A prioridade deste ano para a Saúde do Estado é a redução da mortalidade infantil, sendo o estímulo ao aleitamento materno um importante aliado nesse sentido. O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário Herbert Motta defenderam, em Brasília, durante encontro com governadores, que em consequência dos baixos indicadores sociais, Alagoas precisa de um tratamento diferenciado do governo federal.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos