Hemoal encerra campanha de Carnaval hoje

DivulgaçãoDivulgação

A Diretoria da Hemorrede Pública de Alagoas encerra nesta sexta-feira (20) a Campanha de Doação de Sangue do Carnaval, cujo slogan é “Você não precisa ter super poderes para salvar vidas”. Por isso, até às 18 horas, os alagoanos que não compareceram ao Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) podem se candidatar à doação de sangue, visando formar um estoque estratégico para o feriadão momesco, quando triplica o número de acidentes de trânsito e de pessoas feridas à bala ou por armas branca, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE) e na Unidade de Emergência do Agreste.

O Hemoal fica situado em Maceió, vizinho ao HGE e o Estádio Rei Pelé (Trapichão), no bairro Trapiche. Caso estejam no interior do Estado, os candidatos à doação podem se deslocar até o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona na Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima. Os dois órgãos só voltarão a atender aos doadores na próxima quinta-feira, mas estarão de plantão com equipes multidisciplinares para atender aos hospitais que solicitarem sangue e aos pacientes hemofílicos, que necessitam receber a proteína Fator VIII, indispensável para a coagulação sangüínea.

E para se candidatar à doação – cujo gesto pode salvar até quatro vidas –, o voluntário deve ter idade superior a 18 anos, 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde. Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite; já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejem se candidatar à doação novamente.

“Agradecemos à sensibilidade dos alagoanos que compareceram à Unidade e Coleta e Transfusão (UCT) de Coruripe, ao Hemoal e Hemoar para se candidatar à doação. Aos que não foram tocados por nosso apelo, que possam fazer uma reflexão, entendendo que a doação de sangue não traz males à saúde e que, para praticá-la, não é necessário ter super poderes, como evidenciou nossa campanha”, destacou a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, médica Izaura Alves Pinto.

Fonte: Ascom Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos