Centro gastronômico será implantado

AssessoriaReunião definiu cronograma de ações para implantação do Centro

Reunião definiu cronograma de ações para implantação do Centro

Representantes da Gerência de Patrimônio da União, Advocacia geral da União, Ima/AL, Setur, Sebrae-AL e Secretaria de Planejamento Municipal estiveram reunidos com o Diretor Regional do Senac/AL, Arkiman Pires, para estabelecer um cronograma de ações para implantação do Centro Gastronômico, Escola Náutica Integrada com as piscinas naturais da orla de Ponta Verde-Pajuçara, projeto apresentado ao Governo de Alagoas através do Sistema Fecomércio e Sebrae-AL, que será construído na área remanescente do antigo Alagoas Iate Clube.

A primeira ação será realizada amanhã, 6, às 11h30, na sala de reuniões do Sesc/AL, onde o projeto será apresentado ao Ministério da Marinha e à Procuradoria Geral da União, já que além de todos os presentes terem expressado apoio e se prontificarem a contribuir com a celeridade para a implantação do projeto, a Gerência de Patrimônio da União manifestou a possibilidade de concessão de posse provisória imediata para agilizar o início da obra do aparelho turístico. “Essa foi a primeira vez que todos esses atores se reuniram para discutir o início das obras do Centro de Gastronomia Alagoana”, comemora Arkiman Pires.

Estiveram presentes na reunião o gerente do Patrimônio da União, José Roberto Pereira; o advogado Marcio Pereira de Andrade da Advocacia Geral da União; o Secretário de Turismo de Alagoas, Virgínio Loureiro; o Superintendente de Investimento da Secretaria Estadual de Turismo, MarcusVital; o Diretor Técnico do Instituto do Meio Ambiente, Gustavo Silva de Carvalho; a Diretora do Plano Diretor da Secretaria Municipal de Planejamento, Luciana de Melo Figueiredo; o superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira; o Diretor Regional do Senac-AL, Arkiman Pires; o Diretor Regional do Sesc/AL, Efigênio de Almeida Neto; e o presidente da Fecomércio, Wilton Malta.

Centro de Gastronomia

A implantação do restaurante escola integrado às piscinas naturais da orla de Ponta Verde e Pajuçara tornará real o sonho do Centro de Gastronomia Alagoana. Administrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL), integrante do Sistema Fecomércio Sesc/Senac/IFEPD, o centro gastronômico vai oferecer para o segmento do turismo profissionais capacitados com a chancela de qualidade do Senac.

Para a instalação do Centro de Gastronomia, o governador Teotônio Vilela Filho determinou a desapropriação do Alagoas Iate Clube, no bairro de Ponta Verde. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 17 de dezembro de 2008.

Entre os cursos que serão oferecidos destacam-se o de cozinheiro, auxiliar de cozinha, barman, agentes de viagem e turismo, superior tecnológico em gastronomia e pós-graduação em culinária nordestina. A proposta é formar 1260 profissionais por ano. “Nosso objetivo é criar uma identidade cultural da culinária alagoana e fortalecer a ideia do roteiro turístico gastronômico em Alagoas”, explica o diretor regional do Senac/AL, Arkiman Pires.

A execução da obra, orçada em R$ 3,8 milhões, deve levar de um ano a 18 meses para conclusão. O projeto, que tem como parceiros o Ministério da Fazenda, Sebrae/AL, Sesc/AL, Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura de Maceió prevê ainda a instalação de uma escola de Esportes Náuticos com Píer e uma balsa de apoio às piscinas naturais, e a construção de um salão com 80 mesas e 10 salas de aula, além de quatro laboratórios.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos