Erosão na Barra Nova é discutida

Alagoas24Horas/ArquivoErosão na Barra Nova será discutida

Erosão na Barra Nova será discutida

O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha de Santa Rita se reúne ordinariamente nesta quarta-feira, dia 11, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), para ouvir exposição do engenheiro Marcos Lira acerca das obras de contenção marinha que estão sendo realizadas na Barra Nova, palco de recentes impactos causados pela erosão marinha em função das crescentes marés que estão atingindo com frequência o litoral alagoano.

Além da exposição do engenheiro Marcos Lira, especialista em obras de contenção marinha, o Conselho vai concluir a elaboração e aprovação do seu regimento interno, tendo em vista sua implantação após quase 25 anos de criação da APA de Santa Rita. O Conselho é composto de entidades governamentais, envolvidas com gestão ambiental e fomento de atividades econômicas, associações empresariais, instituições acadêmicas, associações comunitárias, municipalidades e organizações ambientalistas não governamentais.

A idéia do Conselho é aprofundar conhecimentos acerca dos processos de erosão marinha que deverão se agravar nos próximos anos e décadas em decorrência do assoreamento dos rios contribuintes do Complexo Lagunar Mundaú Manguaba, onde está situada a Ilha de Santa Rita, e em decorrência dos processos relativos aos fenômenos ligados ao aquecimento global.

Dessa acumulação de conhecimentos e debates o Conselho pretende ganhar maior eficiência em sua missão de garantir um melhor planejamento do uso e ocupação do solo na APA de Santa Rita e proteger as áreas de preservação ambiental de caráter integral, garantindo a sobrevivência de ecossistemas importantes como manguezais e áreas de vegetação de caatinga. A filosofia do Conselho é recuperar o longo tempo perdido e agir preventivamente para evitar deseconomias ambientais e compatibilizar, da melhor forma possível, as atividades urbanas e econômicas com a necessidade de manter os valiosos atributos naturais da região.

Durante a reunião, a equipe técnica da SEMARH deverá, ainda, dar informações acerca do processo de conclusão do Plano de Manejo da APA de Santa Rita. O Plano de Manejo, que é uma espécie de estatuto da APA, está recebendo as últimas revisões no âmbito da Diretoria de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Depois dessas revisões será encaminhado ao Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM) para aprovação final.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos