Concurso titula em medicina de família

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) abriu inscrições para o concurso de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade. A aplicação da prova a ser realizada em diversas cidades do país está prevista para o dia 31 de maio. Os candidatos deverão passar por prova de múltipla escolha e os que obtiverem pelo menos 60% de acertos passarão por análise de currículo. As inscrições são gratuitas.

Para candidatar-se é preciso atuar na Estratégia Saúde da Família por, no
mínimo, quatro anos ou comprovar experiência no atendimento a pacientes de todas as faixas etárias e gêneros pelo mesmo período, ou ter concluído residência em medicina de família e comunidade que seja credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica.

As cidades pré-selecionadas serão homologadas à medida que tiverem o número mínimo de inscritos. O candidato terá de indicar, por ordem de preferência, três opções de cidades aonde possa prestar a prova, para o caso de a sua primeira opção não venha a ser homologada.

Desde 2008, a Associação Médica Brasileira (AMB) vem exigindo que para candidatar-se a prestar o concurso para obtenção de titulo de especialista de alguma especialidade o pretendente comprove atuação mínima do dobro do período normal necessário para a conclusão de Residência Médica na respectiva área. Como o período de conclusão normal da residência em Medicina de Família e Comunidade é de dois anos, exige-se a comprovação de, no mínimo, quatro anos de experiência em atendimento na área (como, por exemplo, na Estratégia de Saúde da Família).

A especialidade vem se fortalecendo muito nos últimos anos, principalmente após a criação e expansão da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que conta com mais de 29.000 equipes em todo o país. Atualmente, alguns municípios já exigem a titulação na especialidade para a atuação na Estratégia e também remuneram de forma diferenciada aqueles que possuem esta titulação. Mais informações pelo site www.sbmfc.org.br ou pelo telefone (51) 3014-2083.

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos